Arapongas: Audiência mostra qualidade do trabalho para o novo Plano Diretor
A III Audiência Pública para a Promoção e Discussão da Revisão do Plano Diretor do Município, realizada na noite desta quinta-feira (19), mostrou a qualidade do trabalho desenvolvido no projeto. Realizada pela Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur), a audiência teve restrição de presença por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apenas 30 pessoas foram autorizadas a acompanhar presencialmente, porém o evento foi transmitido em tempo real pela “TV Arapongas”, canal da Prefeitura no Youtube, e pela Web TV Cidade, através de sua página no Facebook. Houve 238 visualizações pelo Youtube e 1.572 pelo Facebook (Web TV Cidade).
O evento teve a participação dos professores José Luiz Faraco e Nestor Razente e do engenheiro civil José Antônio Bahls, os três pertencentes aos quadros da Universidade Estadual de Londrina (UEL), enquanto pela Prefeitura participaram o vice-prefeito Jair Milani e o engenheiro Israel Biazon, da Seodur. “A ideia foi fazer um evento o mais participativo possível, mesmo com essa situação da pandemia, colhendo as propostas da comunidade para depois fazer a conferência e enviar tudo para a Câmara, onde se transforma em lei”, afirmou Jair Milani, que representou o prefeito Sérgio Onofre na audiência.
Razente, Faraco e Bahls fizeram a apresentação das ações propostas para diversos setores, como mobilidade urbana, saúde, educação, meio ambiente, assistência social, estradas, zoneamento, ocupação do solo etc. Além das pessoas que participaram presencialmente, os que acompanharam as explanações pelo Youtube ou pela Web TV Cidade também puderam apresentar perguntas. Os principais questionamentos foram sobre desdobro de casa geminada e loteamento irregular, mas também houve questionamentos técnicos, apresentados por profissionais de arquitetura e engenharia, a respeito do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), exigência de elevador para unidades coletivas com mais de um pavimento etc. “As perguntas foram bem focadas e, de modo geral, as ações apresentadas também foram bem recebidas, mostrando a qualidade do trabalho desenvolvido até agora para enriquecer e atualizar o Plano Diretor”, afirmou o vice-prefeito Jair Milani.
Durante 15 dias, a partir da data da audiência, ainda é possível apresentar perguntas através do formulário disponível no site da Prefeitura (www.arapongas.pr.gov.br). Para encontrar o formulário, basta clicar no campo “Legislação”, descer com a barra de rolagem até o campo “Revisão do Plano Diretor” e clicar na opção “Formulário de Propostas de Alteração do Texto”. Depois de preenchido, o formulário deverá ser enviado para o e-mail planejamento@arapongas.pr.gov.br. A íntegra da audiência também pode ser acessada pelo canal “TV Arapongas”, no Youtube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=ww_6-hP8QGE.
Fonte: Prefeitura de Arapongas