Sabáudia: Proteção de nascentes
EMATER inicia trabalho de proteção de nascentes com solo-cimento
Na quarta-feira (03) foi realizada a primeira proteção de nascente utilizando a tecnologia solo-cimento, por meio do projeto Água Limpa no município de Sabáudia. A ação aconteceu na propriedade do agricultor João Inácio Coutinho, no distrito rural da comunidade Vila Progresso e visa buscar a melhoria da qualidade de vida, através de abastecimento de água de melhor qualidade.
Segundo o extensionista da EMATER, Ricardo Augusto da Silva, primeiramente foi realizada pelo agricultor uma limpeza geral das nascentes, visando retirar possíveis impurezas, logo em seguida foi depositado em toda área das nascentes pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), com objetivo de realizar o processo de filtração física da água. Na sequência, fez-se a colocação dos canos ladrões, de abastecimento das caixas d’água e por fim, foram lacradas as nascentes com uma mistura de solo com cimento (3 partes de solo para 1 parte de cimento).
A proteção foi executada pelos extensionistas Ricardo Augusto da Silva e Luiz Marcelo Franzin, contando também com a presença dos agricultores João Inácio Coutinho e João Pereira e do responsável da Vigilância Sanitária de Sabáudia, Amauri Paes de Camargo.
O projeto Água Limpa busca a proteção de nascentes utilizando a tecnologia solo-cimento, resultando em melhoria da qualidade de vida por meio de fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas. Em Sabáudia é executado pelo EMATER, em parceria com a SANEPAR, Prefeitura do Município de Sabáudia, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SEISUMA) e agricultores.
Fonte: Prefeitura de Sabáudia