Unidade Integrada Sesc/Senac de Arapongas terá investimentos de cerca de R$ 23 milhões

Em uma cerimônia virtual, realizada na tarde desta quinta-feira, 11, a Prefeitura Municipal de Arapongas juntamente com o Sistema Fecomércio-PR , Sesc e Senac formalizaram a assinatura do contrato para a construção da Unidade Integrada Sesc/Senac de Arapongas. A empresa responsável pela obra é a Graça Júnior Indústria da Construção Civil LTDA, representada pelo engenheiro, Fortunato Coelho Graça Júnior. A nova unidade será construída em terreno de 16 mil metros quadrados doado pelo município, localizado no Jardim Caravelle – ao lado da UPA, e terá 5.281 m², sendo 4.118 m² do Sesc e 1.163 m² para o Senac. O valor total do investimento é de R$ 22.978.920,00. O prazo de conclusão da obra é de 14 meses.

Na abertura da videoconferência, o diretor regional Senac/PR, Rodrigo Rosalen, celebrou a nova etapa para a construção da nova sede. “É uma grande honra para nós darmos início à contratação para essa obra. E a partir de agora começar finalmente a construção, e entregar ao município de Arapongas esse benefício para melhorar a qualificação da mão de obra pelo lado do Senac, mão de obra para o mercado de trabalho, juntamente ao lado do Sesc, com um trabalho social suprindo a demanda. Nossa capacidade de atendimento será em torno de 1.200 pessoas por dia”, disse. Ele ainda acrescentou que será uma unidade moderna em construção, com ambientes inteligentes e também em termos de equipamentos.

O diretor regional Sesc/PR, Emerson Sextos, também fez uma apresentação do ambiente, reforçando que a nova Unidade em Arapongas –  especificamente do Sesc –  trará bom aporte para atuação na área da saúde, entre outros. “Contaremos com laboratórios, e demais espaços. Com isso, os aprendizados trarão boa mão de obra e qualificação. Já vamos preparando pessoas, para que lá na frente, possam aumentar suas rendas, sobretudo, diante das dificuldades econômicas causadas pela pandemia da Covid-19. Fazemos cursos profissionalizantes para jovens, adultos, comerciantes, entre outros. Estamos entusiasmados. Com certeza é o marco do início de uma grande obra em Arapongas, que vai fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas”, disse.   

Para o empresário e vice-presidente da Fecomércio, Paulo Pennacchi, a Unidade Sesc/Senac Arapongas era um anseio antigo, e que agora se torna realidade. “Demos um passo importante para a nossa tão sonhada unidade Sesc/Senac. Em um momento delicado como esse que estamos atravessando, iniciativas como essa nos dão esperança de dias melhores para a nossa população. Esse projeto é um sonho que foi compartilhado, e hoje está em vias de ser concretizado”, comemorou. Pennacchi destacou também o empenho do presidente do Fecomércio, e também vice-governador do Paraná, Darci Piana, na luta por essa conquista para Arapongas, além da contrapartida da atual gestão. “ Fui surpreendido, no primeiro mês, ainda no primeiro mandato de Onofre, que logo me procurou, para que fossemos para Curitiba, para darmos início a esse importante passo”, salientou.

Dando sequência, o prefeito Sérgio Onofre, também comemorou essa conquista, que vem a fortalecer Arapongas e região. “Se não fosse a pandemia, estaríamos fazendo uma grande festa em Arapongas. Eu me lembro que quando assumimos a Prefeitura, eu procurei o Paulo Pennacchi, e já marcamos uma reunião com o Piana. E agora, estamos assinando a ordem de serviço para começar essa obra tão importante para o nosso município. E veio na hora certa. Em um momento tão delicado, darmos essa notícia boa faz toda a diferença. Tivemos êxito, em um sonho de décadas. Quero agradecer demais os esforços dos envolvidos”, afirma. Onofre também acrescentou a geração de empregos e mão de obra que a construção do Sesc/Senac Arapongas vai gerar. “Felizmente tivemos uma empresa araponguense que será responsável por essa obra, com o Graça Júnior, ganhadora da licitação. E que vai dar emprego para a nossa cidade. São mais de 50 pais de família – de forma direta, e mais outros de maneira indireta que poderão trabalhar. Estou muito contente”, complementou.

Encerrando o evento, o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio-PR, Darci Piana, disse estar com a sensação de dever cumprido. “Enfim damos início a esse sonho e anseio de Arapongas. O município nos foi muito favorável com a doação de um grande terreno para a instalação da Unidade Sesc/Senac. Estamos finalmente cumprindo com um compromisso de anos atrás. Esse investimento com a obra e equipamentos modernos e mobília dará uma infraestrutura muito boa, favorecendo Arapongas e também a região. Vai ser uma nova Arapongas após a conclusão dessa obra, e início de seu funcionamento”, finalizou.

Acompanharam também o vice-prefeito, Jair Milani, presidente do SIMA, Irineu Munhoz, presidente da ACIA, Anderson Molina, presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Franzin Manoel, secretário da Semic, Nilson Violatto, e demais representantes.

PROJETOS

SENAC – Com área projetada em 1.050,21m², em terreno de 3.923,20m², a parte do Senac vai contar com um ambiente pedagógico de estudos e pesquisas; um ambiente pedagógico smart (para 30 alunos); um ambiente pedagógico de informática (para 30 alunos); um ambiente pedagógico beleza (para 28 alunos); um ambiente pedagógico de enfermagem; quatro ambientes pedagógicos (para 30 alunos cada); uma cozinha didática (com churrasqueira) para 20 alunos. Além de C.I.M e área administrativa, vestiários e áreas de apoio. Capacidade instalada de 228 alunos por turno, e 684 alunos por dia.

SESC – Com área projetada de 3.529,60m², em terreno de 12.468,50 m², o Sesc contará com sala de saúde; consultório odontológico; sala de pilates; academia GMF; sala de CVS e artes; sala de cursos (para 16 alunos); lanchonete (com 39 lugares internos e 16 no deck externo); SAC e área administrativa; sanitários, vestiários e áreas de apoio.

AMBIENTES COMTEMPLADOS – Quadra de grama sintética – com 120 lugares na arquibancada; dois depósitos; dois vestiários; dois vestiários PcD.

ATENDIMENTO E SALA DE PROFESSORES – Cinco salas de aula (para 30 alunos cada); pátio coberto e refeitório; sanitários e ambientes de apoio.

Serão instalados também 144 placas fotovoltaicas que vão garantir cerca de 40% de todo o consumo de energia na nova Unidade.

Fonte: Prefeitura de Arapongas