Solenidade nesta sexta-feira marca a posse da nova diretoria do Sima
Um momento de desafios, mas com muita união na busca de um ambiente cada vez mais colaborativo para bons negócios. É com esse espírito que toma posse, nesta sexta-feira (01), a nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). O evento será às 20h, no Buffet Porto da Serra. O empresário Irineu Munhoz, que presidiu a entidade de 2015 a 2021, passa o cargo para José Lopes Aquino. “Nosso segmento viveu toda a situação ligada à pandemia, acompanhamos a retomada gradativa do crescimento, mas ainda lidamos com problemas que são comuns a muitas empresas, como a falta de matéria-prima. É o momento de trazermos o associado para mais perto e definirmos juntos uma pauta de trabalho, bem como as estratégias para alcançarmos soluções práticas e rápidas”, afirma o novo presidente.
Aquino é natural de São Carlos do Ivaí, mas chegou em Arapongas com apenas um ano. Casado, três filhos e três netas, ele é presidente da Colibri Móveis, empresa que está há 30 anos no mercado. O município de Arapongas conta com aproximadamente 270 indústrias moveleiras, gerando cerca de 10 mil empregos diretos e movimentando cerca de R$ 500 milhões por ano. Da arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais, 64% vem das indústrias moveleiras.
José Lopes Aquino frisa que, para fazer com que cada setor tenha um porta-voz ativo, o Sima vai contar com duas Câmaras Setoriais: Móveis e Colchões, que tem Marcos Aurélio Tudino (Combinare) à frente, e Móveis e Paineis/Madeira, sob responsabilidade de Diego Munhoz (Caemmun). “Além disso, para auxiliar-nos com uma representatividade ainda mais direta, teremos seis Câmaras Temáticas. Cada titular ficará responsável por trazer as demandas do seu segmento até o Sima, ficando para nós a tarefa de buscar junto a quem de direito os caminhos para a solução”, acrescenta o presidente.
A Câmara das Mulheres Empreendedoras terá à frente Sônia Cristina Grassano Barros de Carvalho (Movelin), a de Empreendedorismo Solidário, Elison Cattâneo Estrada (ME Gonçalves), a de Inovação e Tecnologia, Eduardo Paludetto (Móveis Albatroz), a de Relações Internacionais, Rajanand Albano da Costa (Atman), a de Sustentabilidade, João Ângelo Tudino (Combinare) e a do Jovem Empreendedor, Guilherme Arruda (Inusittá).
Aquino terá como vice-presidente/secretário Irineu Antônio Borrasca (Nicioli), como tesoureiro Devanil Marostica (DJ Móveis), tesoureiro adjunto Giancarlo Bega Pizza (Madetec), diretor social Jean Felipe Caobianco (Vila Rica) e como diretor social suplente, Bruno Sanches do Prado (Mempra). No Conselho Fiscal, os três membros efetivos são Fabrício Crepaldi Moura (Molufan), Marcio André Olivé Martinez (Demobile) e Antônio Carlos Constantino (Perfan Móveis). Atuarão como suplentes José Carlos Arruda (Inusittá), Diógenes Marcelo Carandina (Gralha Azul) e Israel Guerra Lopes (Konfort Móveis).
Os delegados representantes junto à Fiep são José Lopes Aquino e Irineu Borrasca (Nicioli), tendo como suplentes Irineu Munhoz (Caemmun) e Elison Cattaneo Estrada. No Conselho de Ética, atuarão Irineu Munhoz, Élio Sérgio Pavanato (Línea Brasil) e José Carlos Morales Moura (Molufan).
Fonte: SIMA