PROJETO BIOGÁS: Reunião apresenta estudo para a fabricação de biometano
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, esteve reunido com o secretário da Indústria e Comércio, Nilson Violato, com o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), José Lopes Aquino, o empresário Irineu Munhoz, representantes da FIEP, Rui Benetti e Plínio Bergamo, e com o diretor-geral do IFPR Campus-Arapongas, Thiago Pereira do Nascimento. Durante o encontro, foi apresentado o estudo de cenários para a viabilidade do projeto de uma planta industrial para a fabricação de biometano. Tal iniciativa está inserida no projeto de energia renovável – o projeto para a produção do biogás em Arapongas.
O biogás é um projeto que já tramita no município, através do Sima, há três anos. Agora, por iniciativa do prefeito Sérgio Onofre, a Prefeitura foi incluída no projeto para a construção de uma matriz energética descarbonizadora. Todo o processo fortalece o surgimento do Parque Tecnológico de Energias Renováveis e Tecnologias Emergentes. Dentro do projeto, será desenvolvida uma matriz conceitual que pode ser aplicada modularmente para o consumo de resíduos orgânicos – que são produzidos pela população – transformando-os em biometano. “Estamos dando passos cada vez mais prósperos. Essa parceria que a Semic também tem coordenado, através do Violato, vai dar certo. Prefeitura, IFPR, SIMA e FIEP-PR alinhados em um comitê de governança para tratar do projeto de biogás para a geração de energia para o município de Arapongas”, disse Onofre.
Segundo Violato, todo o grupo gestor do projeto já se articula para os próximos passos. “Agora, após a entrega do estudo, vamos preparar o encaminhamento para a elaboração final do projeto e documentação da planta fabril do biogás. Tivemos um saldo positivo nos desdobramentos de todo este projeto. E muita coisa está por vir em 2022”, frisou.
O projeto de energia renovável para a produção do Biogás conta também com a participação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), através do setor de Engenharia Civil e Laboratórios.
Fonte: Prefeitura de Arapongas