Prefeito participa da posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança
O prefeito Sérgio Onofre participou, na noite desta terça-feira (15), da posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Arapongas. O novo presidente é o comerciante Wesley Squilino, que estará à frente do cargo para o biênio 22/23. Ele passa a ocupar a função exercida pelo advogado Luiz Yokomizo, que presidiu o Conselho por quatro anos. “Quero destacar publicamente, mais uma vez, a importância do Conselho Comunitário de Segurança e do trabalho realizado pelo Luiz Yokomizo e, ao mesmo tempo, desejar ao Wesley e demais diretores um excelente mandato. Quem ganha com isso é a comunidade, somos todos nós que vivemos em Arapongas”, afirmou Sérgio Onofre.
Ele lembrou que nos últimos anos, sob a presidência de Yokomizo, o Conselho esteve ao lado do Poder Executivo em todas as causas envolvendo a segurança pública, tendo papel fundamental em conquistas como a Delegacia da Mulher e a construção do Centro de Detenção Provisória, um investimento de R$ 7,3 milhões, cujas obras estão em andamento. “Temos muito ainda a fazer pela segurança de Arapongas e certamente o apoio do Conselho, agora sob a presidência do Wesley, continuará sendo um parceiro valioso”, acrescentou o prefeito. Onofre também já foi presidente do Conselho.
Wesley já definiu algumas das demandas que serão defendidas ao longo do mandato, sendo uma delas a criação da Delegacia Cidadã. Projeto do governo estadual, a Delegacia Cidadã possui infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. Entre as diferenças para as estruturas comuns estão acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, além de salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Ela reúne diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil. Outras metas do mandato são a independência para o Grupamento dos Bombeiros e a vinda de mais um delegado.
Também participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, o vereador Toninho da Ambulância, o major Israel Aparecido de Carvalho, da 7ª. Cia da PM, o delegado chefe da Polícia Civil de Arapongas, Maurício de Oliveira Camargo, empresários, advogados e outras lideranças.
Fonte: Prefeitura de Arapongas