Sobe para 1.144 casos positivos de dengue e ações de combate são intensificadas
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, divulgou nesta quarta-feira, 27, o novo boletim epidemiológico da dengue. Agora, Arapongas soma 1.144 casos confirmados de dengue – sendo 1.133 autóctones, ou seja, adquiridos no próprio município, e 11 importados. O boletim ainda registra 2.533 notificações; 445 casos em investigação; 944 casos negativos e um óbito. No boletim anterior (de 10 a 16 de abril), foram registrados: 1.957 notificações; 803 casos positivos; 528 em investigação; 626 negativos e um óbito.
“Nossos boletins semanais apontam alta nos números. De uma semana para outra, tivemos um aumento de pouco mais de 42% nos casos positivos de dengue. Temos intensificado as ações de combate, atendendo denúncias e realizando bloqueios. Este é um momento em que precisamos contar com a colaboração de cada um. Observem os domicílios, remova os criadouros e cuidem do quintal. Juntos vamos combater o mosquito”, afirma o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.
UBV Costal
Ainda segundo Pardini, parte das ações de combate ao mosquito aedes aegypti (causador da dengue, zika e chikungunya) são feitas através da pulverização de UBV costal. “ Temos feito este serviço em diversos bairros. E o cronograma ainda é extenso para o decorrer da semana. Estamos aguardando o reforço da Sesa para a continuidade desta ação, ainda para esta semana. ”, disse.
Até agora, as regiões do Conjunto Flamingos; São Raphael (1 ao 6); Del Condor; Cj. Águias e Nossa Senhora das Graças já receberam cinco ciclos de aplicações do material. Outras duas serão feitas em cada um dos bairros. NOVO CRONOGRAMA – Também receberão a aplicação de UBV Costal os bairros (cinco ciclos de aplicações):
1 – Vila Araponguinha
2 – Vila Sampaio
3 – Jardim Novo Horizonte
4 – Jardim do Sol
5 – Casa Grande 2
6 – Vila Bernardes
7 – Jardim Santo Antônio
8 – Conj. Ulisses Guimarães
9 – Casa Grande 1
10 – Jardim Baronesa
12 – Santa Efigênia
13 – Conjunto Centauro 1/2/3
14 – Jardim Petrópolis
15 – Vale das Peróbas 1/2
16 – Jardim Interlagos 1/2
17 – Conj. Corina Pugliesi
18 – Conj. Residencial Araucária.
PARANÁ
O boletim semanal da dengue publicado ontem (26) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra 94.344 casos notificados, com 30.010 confirmações. São 6.849 casos a mais, um aumento cerca de 30% em relação aos números do informe anterior. Os dados são do 35º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.
No dia 19 de abril o Estado confirmou a condição epidêmica de dengue por conta dos casos prováveis e confirmados, que estavam acima do esperado para o período epidemiológico. Diante deste cenário e do aumento dos casos, as equipes da Vigilância Ambiental da Sesa se reuniram com gestores municipais das regiões Oeste e Sudoeste para o enfrentamento do surto da doença.
TRANSMISSÃO – As arboviroses (dengue, zika e chikungunya) são transmitidas pela picada do Aedes aegypti. É necessário ficar atento a possíveis criadouros do mosquito e, assim, eliminar esses locais de risco, para evitar a propagação das doenças. É fundamental que a pessoa identifique os sintomas das arboviroses para buscar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequado, o quanto antes.
SABIA MAIS: https://www.dengue.pr.gov.br/
Fonte: Prefeitura de Arapongas