Horta do Futuro: Professores e alunos preparam canteiros para plantio
Em mais uma etapa do Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia que tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco também no ensino de robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas, alunos e professoras da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, da Vila Sampaio, e da Escola Municipal Professora Nereide de Souza Camargo, do Conjunto Centauro, realizaram na prática o preparo de canteiros para o plantio e manejo das hortaliças. As ações contam com o auxílio do agricultor e design gráfico, Eduardo Carriça – responsável pela Terra Planta – Sistemas Agroflorestais na Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia. Os atos contaram também com a visita da secretária da pasta, Cristiane Rossetti. “ Parabenizou as escolas pela união e engajamento no desenvolvimento do projeto que proporciona aos estudantes uma aprendizagem significativa através da prática, promovendo mudanças de hábitos e atitudes em relação à sustentabilidade ambiental”, disse.
VOCÊ SABIA?
Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco também no ensino de robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas. O projeto foi introduzido primeiramente nas escolas municipais Presidente Getúlio Vargas (Vila Sampaio) e Nereide de Souza Camargo (Centauro). Na primeira etapa, foi abordado em sala de aula, na disciplina de Robótica, o conteúdo “Projeto Trator de Arado”, para reconhecer a importância da agricultura na vida das pessoas e de que forma a tecnologia contribui para a produção agrícola. Nesse conteúdo, será sugerido aos alunos que a implantação de uma hora em que eles sejam produtores vai permitir que vivenciem as etapas do plantio ao cultivo de hortaliças.
O projeto detalha a seguir outras nove etapas, com o passo a passo até a implantação da horta, o cultivo e o encaminhamento para a cozinha da escola, onde a colheita poderá servir de complemento para a merenda ou em receitas apresentadas pelos próprios alunos. Segundo as professoras, uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta como problemática. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores.
Fonte: Prefeitura de Arapongas