Prefeitura formaliza repasse de recursos para ONG OPAA
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do secretário de Governo, Rafael Cita, formalizou nesta quinta-feira, 21, o Termo de Fomento com a Organização de Proteção Animal de Arapongas – ONG OPAA. O termo viabiliza o repasse total de R$ 150 mil para a ONG, com recursos do próprio município, em parcelas mensais no valor de R$ 15 mil. O prazo de vigência é de 10 meses. Os recursos serão destinados para a manutenção e aprimoramento dos serviços de acolhimento a animais. O ato contou também com a presença do secretário do Meio Ambiente, Renan Rodrigues, da vereadora Meyre Farias e representantes da ONG OPAA, a presidente, Silvana Muller, a tesoureira, Isabel Cristina, e as voluntárias Mayara, Sarah, Silvania, Isadora, Tânia e Julia.
“Há anos, a ONG OPAA tem dado um importante suporte no acolhimento e cuidado desses animais. Este auxílio financeiro vem para fortalecer ainda mais este trabalho voluntário na luta da causa animal”, falou Onofre. Segundo Rafael Cita, o município tem tido um olhar atento para essas questões. “A gestão tem feito a sua parte. Além de contribuir com entidades e ONG’s, tem se preocupado em promover a saúde e bem-estar dos animais em situação vulnerável”, mencionou.
Neste sentido, a Prefeitura construiu o Canil Municipal de Arapongas, localizado na Rua Anu Coroca – Pq. Industrial IV, Zona Sul. Atualmente, o espaço atende cerca de 130 animais. Também com atenção à causa animal, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) tem intensificado os serviços para a prevenção e combate aos maus-tratos a animais. O município conta também com o Projeto “Acolha um Cavalo” – decreto nº 133/21, de iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), que possibilita o encaminhamento desses animais (grande porte) que forem resgatados de situações de abandono ou diante de maus-tratos para novos tutores voluntários e que possuam locais adequados para criação.
A vereadora Meyre, conhecida pela defesa dos animais, agradeceu a colaboração. “A prefeitura tem atendido as demandas, buscando ampliar e promover os cuidados com os animais. É uma causa séria e urgente. Agradecemos este apoio”, mencionou.
ParCão
Na oportunidade, Sérgio Onofre mencionou a implantação do ParCão, um espaço voltado para o lazer e convivência dos pets. “Conhecemos as instalações de Maringá e ficamos encantados. Queremos trazer a ideia para Arapongas e já estamos nos organizando para estruturar o projeto”, disse. A proposta é instalar o ParCão na praça da Saudade, em frente ao Cemitério Municipal.
Fonte: Prefeitura de Arapongas