Projeto Crescer recebe o Prêmio Internacional “Leones Adelante” na Categoria Atividades e Serviços
O Projeto Crescer, de Arapongas, foi premiado com o Prêmio Leones Adelante na Categoria Atividades e Serviços, durante o 53º Fórum Latino-Americano e do Caribe (Folac), realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro, em Fortaleza (CE). A premiação, instituída pelos diretores do Lions International, visa reconhecer os melhores clubes e iniciativas sociais desenvolvidas na América Latina e no Caribe. A honraria destaca a importância do Projeto Crescer como um modelo de atuação nas áreas social e educacional. “É mais um importante reconhecimento à dedicação e ao trabalho da nossa equipe, consolidando o Projeto Crescer como uma referência nas áreas social e educacional”, afirmou Paulo Pennacchi, presidente do projeto, que conta com a colaboração de sua esposa, Cleide, como conselheira.
O Folac é um evento significativo para o Lions Internacional, reunindo clubes, distritos e líderes de toda a América Latina e Caribe. Seu objetivo é fomentar a compreensão mútua entre os povos e promover o compromisso com as necessidades humanitárias por meio de serviços voluntários. A premiação, que celebra a cooperação internacional, tem como princípio a cidadania e a solidariedade, pilares essenciais para o desenvolvimento de projetos transformadores como o Projeto Crescer.
Em 2024, o Projeto Crescer atendeu 959 alunos, abrangendo 19 das 24 escolas municipais e 14 das 15 escolas estaduais de Arapongas. Funcionando no contraturno escolar, o projeto oferece uma ampla gama de atividades culturais, esportivas e pedagógicas, como oficinas de Canto, Coral, Dança, Teatro, Flauta Doce, Teclado, Fanfarra, Capoeira, Violão, Matemática, Português, Inglês, Robótica, Cidadania, Educação Física, Culinária de Chocolate, Arte e Autoconhecimento. As crianças e jovens atendidos, oriundos de famílias com renda de até três salários mínimos, também recebem alimentação – café da manhã, almoço e café da tarde – durante a semana, sem custo para as famílias. O Projeto Crescer está dividido em duas unidades: o Crescer I, que funciona na Casa do Bom Menino, e o Crescer II, no campus da Unopar/Anhanguera.
O sucesso do Projeto Crescer reflete não apenas o compromisso com a educação e o desenvolvimento social, mas também a importância de iniciativas que buscam proporcionar uma formação integral aos jovens, preparando-os para desafios futuros em diversos aspectos da vida. Além de ser um ponto de referência no município de Arapongas, a premiação evidencia o impacto positivo da ação em nível regional e internacional, como um modelo de sucesso na integração entre educação, cultura e cidadania.
Fonte: FOLAC