Oficina de culinária ensina crianças do CAPSi e CMEI a preparar mini pizzas em Arapongas
Atividade realizada na tarde de quarta-feira (11) reuniu crianças e adolescentes atendidos pelo CAPSi e alunos de um CMEI do município. A iniciativa contou com voluntários de diferentes instituições e proporcionou aprendizado culinário, socialização e estímulo à autonomia dos participantes.
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde de quarta-feira (11) uma oficina de culinária com crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Dr. Walter Buzalaf. A atividade também contou com a participação de uma turma convidada do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Paulo Speiser, unidade vizinha ao CAPSi, acompanhada por professoras e pela diretora Sônia.
Ao todo, mais de 20 participantes participaram da oficina e aprenderam a preparar mini pizzas com ingredientes saudáveis. A atividade foi conduzida por Maria Birce e contou com a colaboração de parte da equipe do CAPSi, além de voluntários, entre eles professores do CMEI Professora Sônia Saikawa Koga, alunos do Colégio Bom Jesus Arapongas e acadêmicos de Enfermagem da Unopar-Anhanguera.
Durante a oficina, as crianças e adolescentes participaram de todas as etapas do preparo: separação dos ingredientes, mistura, preparo e sova da massa, montagem das pizzas com recheios saudáveis e acompanhamento do processo de assar. Após o preparo, os participantes puderam consumir o alimento e ainda receberam uma receita para repetir a atividade em casa com os familiares, além de levar uma mini pizza para compartilhar com a família.
A proposta da atividade foi estimular o aprendizado prático, promover momentos de convivência e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. A participação ativa das crianças em cada etapa do preparo também contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, organização e cooperação em grupo.
“Foi mais uma oportunidade para serem trabalhados aspectos como com socialização, reabilitação e promoção da autonomia. Gratidão à equipe, sempre, e aos pais que confiam em nosso serviço”, destacou o enfermeiro e coordenador do CAPSi, Maicon Depieri.
OFICINA
Ainda neste mês de março, no dia 23, o CAPSi promove uma oficina de ovos de chocolate destinada às crianças e adolescentes atendidos pelo serviço. A atividade seguirá a proposta de integração e aprendizado por meio de práticas culinárias.
Durante a oficina, os pais terão a opção de deixar os filhos no local e retornar ao final da atividade. “A ideia é fazer com que os responsáveis possam dedicar um tempo a si próprios enquanto as crianças estão em atividade no trabalho”, comentou Depieri.
A equipe do CAPSi destaca que ações como essas fazem parte das estratégias de cuidado desenvolvidas com os pacientes atendidos pelo serviço. Além do acompanhamento clínico e terapêutico, atividades coletivas e educativas contribuem para fortalecer vínculos, estimular a autonomia e promover o bem-estar das crianças e adolescentes.
Fonte: PMA