Guarda Municipal de Arapongas celebra 18 anos com programação especial e homenagens aos agentes

Com efetivo de 91 guardas municipais, corporação comemora mais de uma década de atuação com solenidade de promoções, corrida comemorativa e missa em ação de graças. As atividades também destacam a estrutura e o trabalho desenvolvido em diferentes áreas da segurança pública municipal.

A Guarda Municipal de Arapongas celebra, em 2026, 18 anos de atividades, consolidando sua atuação na segurança pública do município. A corporação foi criada em 13 de abril de 2006, por meio da Lei Municipal nº 3.276/2006, e teve sua primeira formação em 28 de junho de 2008. Atualmente, o efetivo é composto por 91 guardas municipais, que atuam em diferentes frentes de atendimento à população.

As comemorações tiveram início na última sexta-feira (19), quando a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), realizou uma solenidade para oficializar a promoção de 35 guardas municipais. A cerimônia ocorreu na sede da SESTRAN e reuniu autoridades municipais, representantes das forças de segurança, secretários e familiares dos agentes homenageados.

Participaram da solenidade o prefeito Rafael Cita, o superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Alesandro Luis Wolski, a subcomandante da 7ª CIPM, capitã Kelly Wistuba de França Matias, o delegado-chefe da 22ª Subdivisão Policial (SDP) da Polícia Civil, Maurício de Oliveira Camargo, o representante do Corpo de Bombeiros, sargento Munhoz, além de secretários municipais e familiares dos guardas. Ao todo, 35 agentes receberam promoção vertical, conforme previsto no Estatuto da corporação.

A programação comemorativa terá continuidade no domingo (28), com a realização da 6ª GM RUN, corrida que integra as celebrações do aniversário da Guarda Municipal. No mesmo dia, às 19h, será celebrada uma missa em ação de graças no Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz, reunindo integrantes da corporação, familiares e a comunidade.

Além das atividades comemorativas, a celebração marca a trajetória da Guarda Municipal e evidencia sua atuação permanente na proteção do patrimônio público, dos bens, serviços e instalações municipais, bem como na preservação da vida, na redução do sofrimento e na diminuição de perdas. Ao longo dos anos, a corporação ampliou sua estrutura e consolidou diferentes frentes de atendimento à população.

Para desempenhar suas atribuições, a Guarda Municipal de Arapongas está organizada em diversos setores especializados, entre eles Rádio Patrulha, Centro de Comando Operacional, Vídeo Monitoramento, Reserva de Armamento, Trânsito, Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Patrulha Escolar, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, Setor Administrativo e Setor de Projetos. A estrutura permite o desenvolvimento de ações voltadas à segurança pública, à proteção do patrimônio municipal e ao atendimento das demandas da comunidade.

Fonte: PMA