Projeto reúne Prefeitura, Guarda Mirim, Secretaria de Esportes e Procuradoria do Idoso em iniciativa voltada à convivência e participação da terceira idade; fanfarra utilizará a música para promover integração, aprendizado, autoestima e qualidade de vida.
A Prefeitura de Arapongas realizou nesta quarta-feira (26) a instauração da 1ª Fanfarra da Melhor Idade de Arapongas. O lançamento ocorreu na quadra da Secretaria Municipal de Esportes e contou com a presença do prefeito Rafael Cita, da vice-prefeita Édina Kümmel, do secretário municipal de Esportes, Altair Sartori, do vereador professor Levi e da servidora Regi Silva, idealizadores do projeto.
Durante a solenidade, também foi assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Arapongas e a Guarda Mirim. A parceria fortalece o desenvolvimento da iniciativa, que conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes (SEMESP) e da Procuradoria do Idoso da Câmara Municipal de Arapongas.
A proposta da fanfarra é oferecer aos integrantes da melhor idade um espaço de convivência, aprendizado e participação. A música será utilizada como ferramenta de integração social e de promoção da qualidade de vida, ampliando as possibilidades de participação dos idosos em atividades coletivas.
Para o secretário municipal de Esportes, Altarir Sartori, o projeto representa uma nova oportunidade de participação e integração. “É uma grande satisfação para a Secretaria de Esportes participar da criação da primeira Fanfarra da Melhor Idade de Arapongas. É um projeto que vai muito além da música: promove convivência, movimento, aprendizado e autoestima. Queremos que os participantes se sintam valorizados e percebam que sempre é tempo de aprender algo novo e realizar novos sonhos”, destacou.
O prefeito Rafael Cita também ressaltou a importância de iniciativas voltadas à valorização da população idosa. “Hoje é um dia muito especial para Arapongas. Estamos dando início a um projeto que representa cuidado, inclusão, saúde e qualidade de vida para a nossa população da melhor idade. A música tem esse poder de aproximar as pessoas e promover bem-estar. Quero parabenizar todos os envolvidos e reforçar que a nossa gestão continuará apoiando ações que proporcionem novas oportunidades para os nossos idosos”, afirmou.
Idealização
O vereador professor Levi, idealizador da iniciativa, destacou que a fanfarra surgiu a partir da proposta de criar novas oportunidades de participação para a terceira idade. “Esse projeto nasceu de um sonho e, hoje, esse sonho começa a se tornar realidade. A ideia sempre foi criar um espaço onde a melhor idade pudesse participar, aprender, se divertir e mostrar todo o seu talento. A fanfarra representa alegria, união e, acima de tudo, a valorização das pessoas que tanto contribuíram para a construção da nossa cidade”, disse.
A vice-prefeita Édina Kümmel, escolhida como madrinha homenageada da Fanfarra da Melhor Idade, também ressaltou a importância de valorizar as pessoas da terceira idade. “Receber esse carinho e ser escolhida como madrinha desse projeto é uma honra muito grande. A melhor idade tem uma força, uma energia e uma história que precisam ser valorizadas todos os dias. Essa fanfarra representa a oportunidade de continuar sonhando, aprendendo e vivendo novas experiências”, declarou.
A assinatura do Termo de Cooperação formalizou a parceria entre a Prefeitura e a Guarda Mirim para o desenvolvimento da fanfarra. Com o apoio da SEMESP e da Procuradoria do Idoso, a iniciativa passa a reunir diferentes setores em torno da proposta de oferecer à população da melhor idade uma nova atividade de integração e participação.
A criação da fanfarra também marca uma nova frente de atividades voltadas à terceira idade no município, tendo a música como elemento central da proposta. O projeto foi apresentado como uma oportunidade para que os participantes possam desenvolver novas habilidades, fortalecer a convivência e participar de experiências coletivas.
Fonte: PMA .