Apucarana: Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação

Read Time:1 Minute, 51 Second

Os cerca de 200 servidores que formam a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Apucarana participaram hoje de uma capacitação sobre o tema “Vacina”. O evento, realizado no Cine Teatro Fênix, é o primeiro de um clico de oito reuniões técnicas dentro de um cronograma de capacitação organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (AMS).

O tema vacina foi abordado pelo coordenador da Divisão de Epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva. Foram repassadas, por exemplo, informações e orientações como sobre o calendário vacinal de crianças, bem como alterações no calendário da vacina do sarampo, com destaque a importância da intensificação da imunização contra a doença, que voltou a registrar casos depois de estar erradicada por muitos anos.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, o cronograma de capacitação dos ACS terá pelo menos mais sete temas, como saúde do idoso, saúde da mulher, que serão abordados em novas reuniões técnicas até o final do ano. “Será uma média de dois eventos de capacitação por mês”, detalha Viana.

O ciclo de capacitação dos ACS atende uma reivindicação dos próprios profissionais, intermediada junto à administração municipal pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana, André Joaquina. Os ACS, responsáveis pelas visitas domiciliares, fazem parte das equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde, ao lado de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Os ACS representam a equipe com maior número de profissionais dentro da AMS e realizam um trabalho de grande importância no dia a dia da saúde pública municipal. “É um momento para esse profissional adquirir e aprimorar conhecimento. Toda capacitação é importante, uma oportunidade de estar sempre atualizado e acompanhando a permanente evolução da saúde”, afirma o vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega.

O prefeito Junior da Femac destacou a importância do trabalho dos ACS. “Vocês formam uma equipe fantástica, preparada e que se dedica. Estão participando de um momento de formação, o primeiro dentro do calendário de oito capacitações que receberão ainda neste ano. É preciso ter conhecimento para agir e orientar. Saúde é coisa muita séria e o povo de Apucarana precisa de um trabalho bem feito”, disse Junior da Femac.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Temas foram debatidos durante painel Abimóvel no 10º Congresso Nacional Moveleiro
Next post Arapongas: IFPR Campus Avançado Arapongas divulga edital para cursos gratuitos de inglês