Arapongas: Ações da Amepar devem reforçar enfrentamento ao coronavírus

Read Time:3 Minute, 0 Second

Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre, esteve reunido com demais prefeitos e secretários municipais da saúde da microrregião para alinhamento conjunto e reforço das medidas a serem tomadas para o enfrentamento do coronavírus (COVID-19) na região.  As estratégias contemplam as determinações do decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior, anunciadas oficialmente na última segunda-feira (16), em todo o Estado do Paraná.

Entre as medidas destacadas durante a reunião estão o fechamento de todas as escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), colégios estaduais, universidades e escolas privadas a partir da próxima segunda (23). Além disso, eventos serão cancelados, bem como as atividades nos Centro de Convivência dos Idosos (CCIs). Os serviços ao público nas prefeituras da Amepar deverão permanecer por enquanto, contudo, com restrições.

Foi definido também o envio de três ofícios ao Governo do Paraná. Um deles à Secretaria de Segurança Pública para que reforce junto ao Procon as medidas cabíveis aos estabelecimentos que comercializarem a preços abusivos produtos de grande procura – como a álcool em gel e máscaras. Outro ofício para a Secretaria de Saúde, solicitando reforços em recursos para aplicação em todos os municípios, sobretudo os que se encontram sobrecarregados com a procura por atendimentos; e ofício ao governador Ratinho Jr, reiterando os pedidos citados acima, especialmente na área da saúde e informando também as determinações estabelecidas em reunião.

“Sabemos que cada município tem suas peculiaridades, porém temos que tomar decisões precisas e conjuntas para um bem maior. Reforçamos pontos já decretados pelo Governo do Paraná, discutindo ações que darão maior aporte ao plano de contingência em prevenção e combate ao coronavírus”, afirma Onofre. Ele reiterou ainda que os serviços indispensáveis à população serão mantidos, principalmente o transporte dos pacientes que realizam tratamentos de saúde em Londrina ou demais cidades.

Participaram também da reunião, na sede da Amepar, representantes da 17ª Regional de Saúde, entre elas a diretora  regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes, e demais profissionais da área.

Iniciativa privada – Ainda nesta quarta-feira (18), Onofre estará reunido com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA) e Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas(SIMA), definindo estratégias a serem inseridas no plano de contingência do coronavírus.

Igrejas – Às 16h, desta quinta (19), uma reunião será realizada com representantes das Igrejas de Arapongas para gerenciamento quanto ao enfrentamento ao novo vírus.

No Paraná, mais seis casos – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais seis casos de coronavírus no Paraná nesta terça-feira (17), em Cianorte, Campo Largo, Curitiba, Pinhais e Londrina.

A paciente de Cianorte tem 62 anos e esteve nos Emirados Árabes em fevereiro, ela está em isolamento domiciliar depois de ter sido hospitalizada. O quadro clínico é considerado moderado. O exame foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). Já em Londrina, trata-se de uma mulher de 52 anos que esteve na Itália.

Os pacientes de Curitiba são: um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que viajaram para São Paulo. O caso confirmado em Campo Largo trata-se de uma mulher de 62 anos que viajou para a Itália. Já em Pinhais, a confirmação refere-se a um homem de 27 anos que esteve em um evento de uma multinacional com um palestrante da Espanha e pessoas de diversos estados do País. Todos os confirmados são casos importados, ainda não há registros de transmissão comunitária no Paraná. O número de casos confirmados da doença no Paraná soma 12 pacientes.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: 85 casos confirmados de dengue
Next post Paixão de Cristo 2020 CANCELADA