Arapongas: Amepar apoia reabertura do comércio com restrições

Read Time:2 Minute, 4 Second

Nesta quinta-feira (09), o prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre, esteve reunido com demais prefeitos para alinhar medidas a serem tomadas em meio ao enfretamento do coronavírus (COVID-19). A principal pauta tratou sobre o funcionamento, em especial, do comércio dos municípios que integram a entidade. Foi definido que a Amepar apoia a reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (13), contudo, com a adoção de restrições rigorosas de saúde e segurança para a execução das atividades. As orientações da Amepar ressaltam ainda que cada munícipio, por sua peculiaridade, estruture as ações restritivas de acordo com cada realidade.

“Em Arapongas, estamos na tramitação final do novo decreto que virá a estabelecer as medidas com restrições para a retomada das atividades do comércio e demais locais. Os outros municípios que integram a Amepar também vão traçar estratégicas, adequando-se a cada realidade. A realidade é diferente da teoria. O comércio e a produção vão ter de se reinventar porque ainda viveremos muito tempo sob a ameaça deste vírus e as restrições vem para buscarmos juntos as alternativas para não sufocar a economia. Para isso, é necessário também que a população mude de postura e se conscientize de que a rotina de vida não será mais a mesma por muito tempo ainda.  Os prefeitos estão preocupados e relataram que a população não está respeitando o isolamento social, em particular os idosos que estão, inclusive, saindo mais do que antes. Ressaltamos que se houver novamente a necessidade de fechamento, vamos fechar. Reforçando que os municípios dos quais já tiveram recomendações do Ministério Público para a não retomada das atividades, não irão desrespeitar essas questões”, disse Onofre. Ele acrescentou que até o final do dia o novo decreto do município de Arapongas será publicado em Diário Oficial.

Os prefeitos da Amepar continuam reunidos virtualmente trocando informações e acompanhando a situação. Dependendo da evolução da pandemia, eles voltarão a se reunir a qualquer tempo. A entidade disponibilizou os decretos de alguns municípios que já flexibilizaram a abertura e estabeleceram restrições para o funcionamento, como modelo para consulta, entre elas, Centenário do Sul e o último decreto publicado pelo município de Arapongas (DECRETO 190/20).

Participaram também da reunião os prefeitos de Alvorada do Sul (representado pelo vice); Bela Vista do Paraíso; Cambé; Centenário do Sul; Ibiporã; Prado Ferreira; Primeiro de Maio; Sabáudia e Sertanópolis.  A Amepar atualmente é composta por 22 municípios.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Sima compra 500 testes para Covid-19 e doa para a Prefeitura
Next post Planos de saúde manterão atendimento de inadimplentes