Arapongas: Atividades visam conscientização e combate à violência aos idosos

Read Time:3 Minute, 22 Second

Durante solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (27) no auditório do Paço Municipal, a Secretaria de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comdi) realizaram o Lançamento da Campanha de Conscientização da violência contra a pessoa idosa. As atividades alusivas ao tema da campanha devem seguir até o dia 14 de junho, data em que será realizada a IV Conferência Municipal sobre os Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema é: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Para o presidente do Comdi, Elias de Jesus Ferreira, todas as atividades vêm ao encontro das necessidades dos idosos, nos mais variados âmbitos. “Vivemos em uma cultura obcecada pela juventude, e precisamos mudar tal conceito. Através dessas atividades, que devem ser diariamente executadas, vamos tocar diretamente em questões pontuais que envolvem nossos idosos. Em busca de direitos justos para todos. Por isso, é necessário o envolvimento da sociedade civil, órgãos públicos, movimentos sociais, ou seja, todos nós juntos na luta pelos direitos e cuidados com nossos idosos”, afirmou.

Além do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Arapongas conta com os serviços em assistência social também voltados aos idosos, desenvolvidos através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS’s) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Convivência do Idoso(CCI’s). Em 2018, 49 casos envolvendo agressões físicas, psicológicas ou patrimoniais foram repassados ao CREAS. “Contamos com equipes especializadas que lidam constantemente em situações de violência que envolvem idosos. Uma triste realidade vivida em todo o mundo. Contudo, queremos fortalecer os serviços, enaltecendo os direitos da população idosa, com a cooperação de toda a sociedade”, explicou.

Ela ainda enfatizou que em casos de denúncias contra violência aos idosos a população deve discar: 100.

Conforme o prefeito Sérgio Onofre, é de suma importância que a sociedade como um todo tenha mudança de postura, e comece com o primordial, respeito aos idosos. “É importante, mas também lamentável que tenhamos que partir para campanhas de conscientização para algo que já deveria ter dentro de cada um, respeito com o próximo, em especial, por todos aqueles que muito já fizeram por nós, pelo país. É preciso uma mudança de postura. Por isso, é importante investirmos no ser humano e termos um olhar atento, aliado com boas ações para cuidarmos dos idosos”, concluiu.

Ao final, o público acompanhou vídeo sobre os Direitos da Pessoa Idosa, disponível também no site: http://www.cedi.pr.gov.br/

Participaram também do evento, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Arapongas, Marcelle Alves, secretário de Indústria e Comércio, Valdecir Tudino, secretária interina de Educação, Regina Demele, secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele Melo, presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Alves, representantes dos serviços da Semas e idosos do Lar Santo Antônio.

CONFIRA O CRONOGRAMA COMPLETO DAS ATIVIDADES:

29 de maio – ENCONTRO TEMÁTICO IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE DIREITOS DA PESSOA IDOSA, às 13h30, no CCI Tia Sú(Rua Gavião-preto, 439 – Jd Petrópolis).

30 de maio – ENCONTRO TEMÁTICO IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE DIREITOS DA PESSOA IDOSA, às 13h30, no CCI Antonieta Zampaollo(Rua Saía-azul esq. com Rua Quete – Jd. São Bento).

31 de maio – ENCONTRO TEMÁTICO IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE DIREITOS DA PESSOA IDOSA, às 13h30, no CCI Feliz Idade (Rua Iratauá, 771 – Vila Araponguinha)

10 de junho – ATO PÚBLICO, às 14h00, no CCI Antonieta Zampaollo(Rua Saía-azul esq. com Rua Quete – Jd. São Bento).

11 de junho – ATO PÚBLICO, às 14h00, no CCI Feliz Idade (Rua Iratauá, 771 – Vila Araponguinha) .

12 de junho – ATO PÚBLICO, às 14h00, no CCI Tia Sú(Rua Gavião-preto, 439 – Jd Petrópolis).

13 de junho – ATO PÚBLICO, às 13h30, ao lado do Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA).

14 de junho – IV Conferência Municipal sobre os Direitos da Pessoa Idosa. TEMA: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, às 13h30, no CCI Tia Sú (Rua Gavião-preto, 439 – Jd Petrópolis).

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Dia do Desafio acontece nesta quarta-feira
Next post Arapongas: Semas abre inscrições para cursos gratuitos