Arapongas: Conferência dos Direitos do Idoso aponta desafios de envelhecer no século XXI

Read Time:1 Minute, 48 Second

A IV Conferência Municipal sobre Direitos do Idoso foi marcada em Arapongas pela preocupação com a violência praticada contra as pessoas de mais idade. Não apenas a violência física, mas também a violência traduzida em situações de abandono, negligência, a violência financeira ou material e a violência sexual e psicológica. O evento, realizado no CCI Tia Su, no Jardim Petrópolis, contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, da promotora de Justiça Leda Barbosa Lorejan, da secretária interina da Ação Social, Leoni Milani, e do presidente do Conselho do Idoso, Elias de Jesus Ferreira, além de secretários municipais e outros convidados.

“É um absurdo, num país como o Brasil e em pleno século XXI, ainda termos que fazer campanhas alertando para a violência contra o idoso. Pessoas que depois de uma vida de luta e sacrifício merecem o carinho e o respeito de todos, a começar pela própria família”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre. Ele lamentou a frequência com que ocorrem relatos de filhos e netos que agridem fisicamente os pais e avós, frisando que há outras formas de violência. “O desrespeito, o pouco caso, o filho que toma a aposentadoria do pai ou da mãe ou que nega auxílio até para as coisas mais básicas, deixando os idosos lutando contra todo tipo de privação. Isso tudo é muito errado e demanda uma resposta firme da sociedade”, acrescentou o prefeito.

Leoni Milani destacou a importância de eventos como a conferência para que os idosos possam garantir seus direitos e, assim, atuar como protagonistas de sua própria história. Eias Ferreira saudou a presença dos idosos, frisando que é isso que dá sentido à conferência. “O objetivo da conferência é incentivar o debate e formular propostas em torno dos eixos temáticos”, acrescentou. Neste ano, a conferência teve como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A promotora Leda Lorejan proferiu a palestra magna, traçando um panorama sobre a situação da população idosa, sendo que a programação se estendeu pela tarde, com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual e a leitura e aprovação das propostas levantadas nos grupos de discussão.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Secretaria distribui terceiro informativo do Projeto Escola de Pais
Next post Arapongas: Projeto da Escolinha de Trânsito pode ser adotado em São Paulo