Arapongas confirma primeiro caso de dengue em 2026 e reforça alerta à população

Informe epidemiológico aponta um caso positivo registrado no município e 21 notificações no período. Secretaria de Saúde orienta moradores a manterem cuidados contínuos contra o mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o verão.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quarta-feira (28) o Informe Epidemiológico da Dengue referente ao período de 18 a 24 de janeiro de 2026. De acordo com os dados repassados pelo Controle de Endemias, o município contabilizou 21 notificações, sendo um caso confirmado de dengue, adquirido em Arapongas, e 20 resultados negativos. Não houve casos em investigação nem registro de óbitos.

O levantamento também aponta que não há registros de casos confirmados, notificações ou resultados negativos de Chikungunya, doença igualmente transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Com a combinação de chuvas frequentes e altas temperaturas típicas do verão, o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reforça a necessidade de atenção permanente da população. “Com as chuvas e o calor típicos de verão reforçam o pedido do coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, para que a população prossiga com os cuidados dos focos de água parada para evitar a proliferação do Aedes aegypti”.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que ações de prevenção são fundamentais para conter o avanço da doença, principalmente com a eliminação de recipientes que possam acumular água, como pratos de plantas, calhas, pneus e caixas d’água destampadas.

O trabalho de monitoramento realizado pelo Controle de Endemias segue de forma contínua, com visitas domiciliares, orientações à comunidade e acompanhamento dos dados epidemiológicos, visando reduzir os riscos de transmissão no município.

PARANÁ
No cenário estadual, o Paraná registra 4.129 notificações, 128 casos confirmados e nenhum óbito em decorrência da dengue.

Fonte: PMA