Arapongas: + de 400 pessoas na 12ª Conferência Municipal de Saúde

Read Time:2 Minute, 32 Second

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, realizou nos dias 22 e 23 de março a 12ª Conferência Municipal de Saúde, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Com a presença de mais de 400 pessoas, entre elas, profissionais da área, estudantes e comunidade em geral, foram discutidas as prioridades da saúde local por meio do tema “Democracia e Saúde”, além de diretrizes que serão utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do evento contou com uma palestra do ex-Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, hoje deputado estadual, além da presença do prefeito, Sérgio Onofre, do chefe da 16ª. Regional de Saúde, médico Altimar Carletto, e do secretário Municipal de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Messias, entre outras lideranças.

Caputo explanou a importância das Conferências Municipais dentro do âmbito da saúde. “Por meio desses importantes fóruns públicos municipais, levantamos discussões pertinentes que são inseridas nas etapas estaduais e nacionais. Por isso é de suma importância a participação de segmentos sociais representativos do SUS, prestadores, gestores, trabalhadores e usuários, para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde”, explicou.

ABRANGÊNCIA

O Secretário de Saúde, Paludetto Júnior, ressaltou a importância da discussão do SUS em Arapongas, onde aproximadamente 102 mil pessoas dependem do sistema.

“Apenas 18,5 mil usuários utilizam planos de saúde particulares, os demais habitantes de Arapongas dependem do SUS para consultas, exames, atendimentos, entre outros. Por isso, a necessidade e importância de discutirmos assuntos relacionados à área, colocando em prática tais ações”, salientou.

O prefeito Sérgio Onofre pontuou os investimentos na saúde no decorrer dos últimos dois anos. “Temos tido avanços muito positivos na área da saúde, desde reformas de UBS’s e três 18 Horas, inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e UBS San Raphael, renovação de toda a frota de veículos da saúde, inauguração da Farmácia Especializada, ampliação da atenção básica de saúde, entre outros”, afirmou o prefeito. Onofre destacou o apoio por parte de Caputo Neto, através de diversos investimentos para Arapongas, inclusive a liberação de uma nova ambulância, que passa a atender o município nesta semana.

Participaram também do evento o vereador Levi do Handebol, a promotora de Justiça, Dra. Leda Barbosa Lorejan, o presidente do Honpar, Humberto Tolari, representantes do Conselho Municipal de Saúde, diretores e demais funcionários da saúde, secretários municipais, estudantes dos Cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física da Unopar, estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Garcez Novaes e comunidade em geral.

Homenagem Samu e Eleição Conselho Municipal

Durante o evento, os socorristas do Samu de Arapongas, Rogério Fernandes, Vitor Cruz e o enfermeiro Adriano Porfírio Pizo foram homenageados com placas de Honra ao Mérito pela atuação no resgate de vítimas durante a tragédia em Brumadinho (MG), após o rompimento de uma barragem da Vale no Córrego do Feijão, registrada em janeiro deste ano.

No segundo dia de atividades, foram eleitos também os membros que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post “Bota-Fora” do lixo eletrônico recolhe mais de seis mil kg de equipamentos
Next post Arapongas: Prefeito assina convenio para remodelar a Praça Mauá.