Arapongas define Plano de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus

Read Time:2 Minute, 45 Second

Representantes das secretarias municipais de Saúde e Educação estiveram reunidos nesta segunda-feira (16) para a formulação do Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento do Novo Coronavírus. Pela Secretaria de Saúde, estiveram presentes o secretário municipal, Moacir Paludetto Júnior, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Golas, o superintendente médico, Fernando Marques De Marcos, e coordenadores de outros setores. “O Plano de Contingência Municipal tem como objetivo determinar o fluxo de atendimento ao paciente suspeito de infecção pelo coronavírus, de acordo com as normas de biossegurança”, afirma Moacir Paludetto Júnior.

O município acatou as determinações do decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior, suspendendo as aulas nas escolas municipais, estaduais e particulares a partir de sexta-feira (20), bem como a suspensão das reuniões e eventos com público superior a 50 pessoas. No caso de Arapongas, após reunião com a Secretaria da Assistência Social, o Plano de Contingência também suspende a partir desta quarta-feira (18) as atividades nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs). “Vamos aproveitar essa terça-feira para comunicar a todos os usuários que os CCIs estarão fechados como forma de proteger justamente a saúde daquela faixa populacional onde o coronavírus é mais letal”, assinala o secretário da Saúde. Conforme o Ministério da Saúde, a maior preocupação está com a população acima de 60 anos. A reunião também frisou vários cuidados que os profissionais de saúde devem ter no atendimento a pacientes com problemas respiratórios.

Segundo o secretário, medidas complementares serão avaliadas nesta terça-feira. “Não temos casos registrados em nosso município, mas a prevenção existe justamente para isso: fazer com que, na medida do possível, as ações protetivas cheguem antes da doença”, destaca Paludetto.

PRINCIPAIS CUIDADOS

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Além disso, também é necessário ficar atento ao que não fazer. É importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminados, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

QUANDO PROCURAR AJUDA

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento do Novo Coronavírus, deve procurar o atendimento médico a pessoa que apresentar febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar).

Em caso de dúvida, pode-se ligar para o Departamento de Epidemiologia – 3902-1217.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Governo do Paraná anuncia medidas para enfrentamento ao coronavírus
Obituário Prever Next post Prever Arapongas informa: Obituário dia 17 de março de 2020