Arapongas: Focar realiza 6ª Mostra Fotográfica Outubro Rosa-Novembro Azul

Read Time:2 Minute, 21 Second

Pelo sexto ano consecutivo, o Fotoclube de Arapongas (Focar) realiza a Mostra Fotográfica Outubro Rosa-Novembro Azul, com modelos de toda a região. Muitos dos modelos estão em tratamento contra o câncer e outros já venceram a doença. “A exposição retrata homens e mulheres, jovens e adultos que transformam seus rostos em esperança e inspiração para todos aqueles que travam ou travaram a batalha pela vida, lutando bravamente contra a doença, mostrando a importância do diagnóstico precoce e da perseverança no tratamento. São rostos de guerreiros”, afirma Sandra Gasparotti, presidente do Focar e da Comissão da Mulher Advogada de Arapongas.

Apesar de outubro ser dedicado ao câncer de mama e muitos modelos lutarem contra esse tipo de câncer, ela explica que a mostra traz a luta de pessoas portadoras de todos os tipos de cânceres. “As fotos são uma forma lúdica e artística de lidar com a doença, resgatando a autoestima e ajudando tanto modelos quanto familiares e a população em geral a despirem-se dos preconceitos quando o assunto é câncer, incentivando um ambiente psicológico propício para enfrentar o tratamento. O evento também chama a atenção para a importância da prevenção da doença”, acrescenta Sandra.

Para a exposição estão reunidos fotógrafos de Arapongas, Apucarana, Londrina e outras cidades da região. O Foto Clube de Londrina, por exemplo, desde 2017 tem feito parceria com o Focar, produzindo belos trabalhos para o evento. Ao todo, 19 fotógrafos vão trazer sua arte para um momento a serviço da sociedade, motivando as pessoas que estão na luta contra a doença e, ao mesmo tempo, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce.

A Mostra desse ano apresenta 70 fotos coloridas e em preto e branco, com abertura agendada para a próxima quinta-feira (31), às 20h, na Biblioteca Pública Municipal. Também haverá apresentações do Ballet Adágio, tango com Luciano Graça, Daiane Imbriane com a dança do ventre e o grupo de violino do Conservatório Villa Lobos, inclusive coreografia das próprias modelos com a dança do ventre. O comércio de Arapongas também participa, cedendo roupas, acessórios e patrocinando o evento, além da presença de profissionais como maquiadoras e cabelereiras na preparação dos modelos.

Nesse ano, a abertura da 6ª Mostra Fotográfica também contará com informações sobre os benefícios concedidos aos portadores de câncer: são advogados organizados pela Comissão da Mulher Advogada de Arapongas. Sandra Gasparotti avalia o evento como um momento de muito aprendizado para todos os envolvidos. “É um projeto de amor, num ambiente de muito carinho, formando novos laços de amizade e também de uma rede de apoio, produzida pela união entre os modelos e também dos modelos com seus respectivos fotógrafos e propiciando muita troca de informação”, afirma Sandra.

A exposição permanecerá na Biblioteca Pública Municipal do dia 31/10 a 15/11. A entrada é gratuita.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Novas regiões recebem iluminação de LED
Next post Arapongas: Produtora apresenta curta-metragem no próximo dia 3