Arapongas inaugura Sacolão Municipal que homenageia João Poliseli de Sá nesta sexta-feira
Previsto para abrir às 10h, o novo espaço de comercialização de hortifrútis funcionará dentro do Terminal Urbano Central e será abastecido por cooperativas locais. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a produtos frescos e mais acessíveis, reforçando o apoio à agricultura familiar. A cerimônia contará com autoridades municipais e familiares do homenageado.
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), realizará nesta sexta-feira, 05, às 10h, a inauguração do Sacolão Municipal. O espaço será destinado à venda de produtos hortifrutigranjeiros in natura, minimamente processados e industrializados, provenientes exclusivamente da agricultura familiar local. A proposta é oferecer alimentos de qualidade e variedade a preços abaixo do mercado, garantindo ao consumidor a compra direta do produtor.
O Sacolão funcionará na área interna do Terminal Urbano Central, na esquina das ruas Andorinhas e Marabu, a duas quadras da Avenida Arapongas. A localização busca facilitar o acesso de aproximadamente 9.000 usuários diários do transporte público, permitindo que realizem suas compras sem longos deslocamentos carregando peso. A iniciativa tem como foco ampliar a segurança e o conforto dos consumidores.
Com investimento de R$ 469.161,74 em recursos próprios, a obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, idealizada pela ex-secretária Niele Melo, e finalizada na administração do prefeito Rafael Cita. A Cooperativa de Agricultura Familiar de Arapongas (COARA) e a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (COPRAN) serão responsáveis por abastecer o local, garantindo regularidade e diversidade na oferta de produtos.
Além de atender à demanda alimentar da população, o novo espaço deve fortalecer o relacionamento entre produtores locais e consumidores urbanos, estimulando a economia regional. A presença dentro do terminal permite que pequenos agricultores ampliem sua visibilidade e aumentem o escoamento de seus produtos, consolidando o Sacolão como um novo ponto de referência no comércio de alimentos frescos na cidade.
João Poliseli de Sá
Nascido em 24/07/1937, em Cafelândia-SP, João Poliseli de Sá era filho de Octávio Poliseli e Idalina de Sá. Casado com Aparecida Vicentin Poliseli, teve três filhos — João Robson Vicentin Poliseli, Romualdo Vicentin Poliseli e Solange Poliseli Salvador — e seis netos. Chegou ao Paraná ainda criança, instalando-se com a família na zona rural de Rolândia, em uma área ainda tomada por mata nativa.
Na adolescência, mudou-se com os pais e irmãos para Arapongas, em 1951, em busca de melhores condições, especialmente para acesso à educação, mantendo a propriedade rural como fonte de renda. Como filho mais velho, estudou no Colégio Estadual Cívico Militar Marquês de Caravelas, conhecido na época como Colégio Comercial ou Grupão, e formou-se em contabilidade.
Vida profissional e atuação pública
Após se formar, afastou-se da vida rural e iniciou sua carreira no Banco da Lavoura. Seu desempenho o levou a assumir o setor contábil da Transparaná S/A, onde atuou entre 1961 e 1964, em Paranavaí. Ao retornar a Arapongas, passou a gerenciar o empreendimento familiar Casa Poliseli, que posteriormente se transformou em uma pequena rede de supermercados.
Com os negócios em evolução, fundou a COBAR, indústria produtora de picles e conservas vegetais, como pepininhos, cebolinhas, couve-de-bruxelas e broto de bambu. A empresa se abastecia por meio de contratos com pequenos produtores da Colônia Esperança, que entregavam semanalmente cerca de dois caminhões de vegetais produzidos com exclusividade para a marca.
No campo social, foi atuante em clubes de Arapongas, como Rotary Club e Clube Campestre. Na política, exerceu mandato de vereador na 11ª legislatura (01/01/93 a 31/12/96), sendo 1º secretário no primeiro biênio e presidente da Câmara no segundo. João Poliseli de Sá faleceu em 16/08/2024, em Arapongas.
Serviço
Inauguração do Sacolão Municipal João Poliseli de Sá
Sexta-feira, 05
10h
Rua Marabu, esquina com Rua Andorinhas, Centro
Fonte: PMA