Arapongas: Índice de adesão ao Refis 2019 supera todas as expectativas

O sucesso do número de adesões ao Refis 2019 superou todas as expectativas do Departamento de Tributação. A avaliação foi feita nesta terça-feira (06) pelo diretor do Departamento, Orlando Bieleski. “Nunca tivemos uma resposta tão positiva. É sinal de que a comunicação chegou ao contribuinte e que o ele soube aproveitar os benefícios concedidos pela lei”, assinala Bieleski. Segundo ele, é difícil precisar em termos de valor o que isso representará para os cofres municipais, já que nem todos os contribuintes que fazem a adesão e acabam pagando as parcelas até o fim. “Podemos dizer que o sucesso do Refis desse ano foi o dobro do de 2017”, resumiu Bieleski.

Para se ter uma ideia do movimento, nesta segunda-feira (05), último prazo para adesão ao Refis, o atendimento entrou pela noite e só foi terminar na madrugada. “Foram atendidas quase 500 pessoas, num verdadeiro mutirão para garantir que todos os contribuintes com a senha fossem atendidos”, acrescenta Bieleski. Além do atendimento na Prefeitura, onde houve inclusive dois plantões aos sábados, o contribuinte também teve a possibilidade de aderir ao Refis na subprefeitura, localizada na região do Flamingos. “Também foi considerável o movimento na subprefeitura, superando as expectativas nessa reta final”, pontua Bieleski.

Ele lamentou que muitos contribuintes, mais uma vez, tenham deixado para procurar o serviço quase no final do prazo, embora a lei tenha estipulado 90 dias. A grande movimentação é compreensível: pela lei, podem ser pagas ou parceladas as dívidas de pessoas físicas ou jurídicas, inscritas ou não em dívida ativa, consideradas isoladamente, mesmo em fase de execução fiscal já ajuizada, ou que tenham sido objeto de parcelamento anterior e não integralmente quitado, ainda que cancelado por falta de pagamento.

Para o contribuinte que optou pelo pagamento à vista dos tributos em atraso, a lei concedeu desconto de 100% das multas e juros. Se optou por parcelar em até seis prestações mensais, haverá desconto de 90% das multas e juros. Parcelados em até 12 prestações mensais, desconto de 80%; em até 24 prestações mensais, redução de 50% e em até 36 prestações, desconto de 30%.

Fonte: Prefeitura de Arapongas