Arapongas: Obrigatório o treinamento de evacuação emergencial nas escolas

Read Time:2 Minute, 11 Second

Na sessão do dia 12 de novembro de 2019 a Câmara Municipal de Arapongas aprovou o Projeto de Lei 55/2019 que torna obrigatório o planejamento prévio e o efetivo treinamento para evacuações emergenciais e de iminente perigo na rede de ensino público particular do município de arapongas.

A pratica já é costume em alguns colégios da rede particular de ensino como foi nesta manhã de quarta-feira 13 de novembro de 2019 no Colégio Prisma de Arapongas.

A simulação e “treinamento de evacuações emergencial e de iminente perigo” foi realizada pela Empresa Extintores Arapongas e coordenada por Rodrigo P. Fernandes. A evento teve a participação de aproximadamente 430 pessoas entre alunos, professores e funcionários. O edifício de três andares foi evacuado em 03 minutos iniciando no momento em que tocou o alarme até que todos estivessem localizados no ponto de encontro marcado na rua Macucos. O evento teve o apoio da Guarda Municipal para controlar o trânsito.

Durante a simulação, os alunos e professores foram deixando as salas de aulas, após ouvirem o Alarme de Incêndio. Todos acompanhados pelos responsáveis da Brigada de Incêndio que foram previamente treinados e capacitados para que fizessem o abandono.

O treinamento iniciou-se com os Brigadistas da Instituição depois com todos os professores e funcionários do Colégio para finalizar com os alunos. A primeira evacuação foi realizada em abril de 2019.

Durante esses meses fomos aperfeiçoando os Brigadistas e Funcionários para que pudéssemos fazer a segunda Evacuação.

Em caso de emergência deste tipo todos os alunos devem sair de forma calma e rápida do prédio de uma forma ordeira em fila indiana um atrás do outro se apoiando na parede utilizando as placas rotas fuga também executadas conforme as norma que estão no Projeto de Prevenção do Colégio, sem correr deixando os materiais de lado se direcionando ao ponto de encontro onde serão recebidos permanecendo sentados em suas filas para uma contagem segura e rápida.

As medidas estão previstas na NBR 15219, estão as ações de cada um quando soar o Alarme de Incêndio, a planta do local, como extintores de incêndio, saídas de emergência e os procedimentos específico para evacuar as crianças realizando com segurança priorizando a Vida.

“Para nós é um grande prazer realizar essa atividade com os estudantes, pois certamente estamos contribuindo para o aprendizado e segurança dos mesmos. Temos uma parceria de 21 anos com o colégio e agradecemos a Diretoria, Coordenação, Funcionários especialmente a todos da Brigada de Incêndio onde ano inteiro passaram por treinamentos”. Disse Rodrigo P. Fernandes diretor de Extintores Arapongas.

Fonte: DDD43 Comunicação & Cornetas de Arapongas
Fotos: Rodrigo P. Fernandes

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Apucarana: Ampliação de área cultivada e resgata cafeicultura
Next post Arapongas: Termina em 4º lugar geral nos Jogos da Juventude do Paraná