Arapongas oficializa promoção de 35 guardas municipais em cerimônia na SESTRAN

Evento reuniu autoridades municipais, representantes das forças de segurança e familiares dos agentes promovidos. A promoção vertical reconhece o desempenho profissional dos servidores e reforça a valorização da Guarda Municipal, que atua em conjunto com outros órgãos na segurança pública do município.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), realizou na manhã desta sexta-feira (19) uma solenidade para oficializar a promoção de 35 guardas municipais. A cerimônia ocorreu na sede da secretaria e contou com a presença do prefeito Rafael Cita, do superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, do comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Alesandro Luis Wolski, da subcomandante da 7ª CIPM, capitã Kelly Wistuba de França Matias, do delegado-chefe da 22ª Subdivisão Policial (SDP), Maurício de Oliveira Camargo, do representante do Corpo de Bombeiros, sargento Munhoz, além de secretários municipais e familiares dos guardas.

Ao todo, 35 agentes receberam promoção vertical, conforme previsto no Estatuto próprio da categoria. A medida representa o avanço funcional dos servidores e o reconhecimento pelos serviços prestados à população.

Durante a abertura da solenidade, o secretário da SESTRAN, Paulo Argati, agradeceu a presença dos convidados e destacou o mérito dos profissionais promovidos. Segundo ele, os guardas “não chegaram (à promoção) por acaso; chegaram porque realmente foram merecedores”. O secretário também ressaltou que Arapongas conta com uma “guarda equipada, uma guarda reconhecida não só pela administração, mas também pela população araponguense”.

A promoção vertical integra o processo de desenvolvimento da carreira dos integrantes da Guarda Municipal, seguindo critérios estabelecidos pelo Estatuto da corporação. A iniciativa busca reconhecer o desempenho dos agentes e incentivar a continuidade do trabalho desenvolvido em favor da segurança da comunidade.

A cerimônia também evidenciou a integração entre a Guarda Municipal e as demais forças de segurança que atuam no município. A presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros reforçou a importância da cooperação entre as instituições para o fortalecimento das ações de segurança pública em Arapongas.

O superintendente da Guarda Municipal de Arapongas (GMA), Luis Henrique Micheletti, destacou a evolução da corporação ao longo dos anos. Conforme afirmou, “hoje nós vemos a nossa instituição do tamanho que ela é, como ela cresceu, como ela evoluiu, como ela se tornou, cada vez, mais profissional e referência, pelo trabalho que nós executamos. E é sempre muito satisfatório, nesse momento, como a pessoa que representa a guarda, é perceber o tamanho do respeito que nós temos na cidade”.

Sérgio Onofre também ressaltou a atuação da Guarda Municipal e o trabalho conjunto com outras instituições de segurança. Segundo ele, “A nossa guarda é competente e treinada; o comando dela gosta de segurança e a vida inteira fez segurança – não é um cargo político, é um cargo técnico. Além disso, a guarda sempre trabalhou com a Polícia Militar, em conjunto, sempre fez um bom trabalho, por isso que a guarda é exemplo no Brasil. Eu sempre falo que nós temos a melhor guarda do Brasil”. Onofre acrescentou ainda que há “uma junção das forças de segurança de Arapongas e, por isso que, é a melhor segurança do Paraná”.

O prefeito Rafael Cita parabenizou os agentes promovidos e destacou os critérios adotados no processo de progressão funcional. De acordo com ele, “como é bom trabalhar com a Guarda Municipal de Arapongas, inclusive no aspecto técnico, documental. Eu estou muito feliz pela promoção de vocês, porque eu tenho certeza do merecimento. Por que eu tenho certeza do merecimento? Porque eu lembro que a gente colocou critérios rigorosos para a promoção”.

O prefeito também enfatizou a importância da corporação para a segurança do município. Em sua fala, afirmou: “eu tenho muito orgulho da nossa cidade ser a mais segura do estado e eu tenho certeza absoluta que isso passa pela mão de vocês. Cabe a nós dar subsídio para que vocês possam trabalhar e cabe a nós valorizar vocês para que vocês trabalhem com vontade, estimulados, motivados. Pode ter certeza que nós vamos continuar fazendo isso”, finalizou.

Fonte: PMA .