Arapongas: Prefeitura realiza bota-fora de lixo eletrônico no Campinho neste sábado

Read Time:1 Minute, 21 Second

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Usina de Reciclagem realizam neste sábado (03) um bota-fora de lixo eletrônico no distrito do Campinho e propriedades próximas. A ação vai começar às 9h, seguindo até as 15h. “Podem ser descartados eletrodomésticos, computadores, pilhas, baterias, celulares etc. Só não vamos recolher madeiras e lâmpadas, que serão objeto de outra etapa”, afirma Silvano Santos, gerente da Usina de Reciclagem.

Segundo ele, ações semelhantes já foram realizadas na área central e também no distrito de Aricanduva, Assentamento Dorcelina Folador e em breve se estenderão aos bairros. Silvano também ressalta que na atual gestão também foram instalados ecopontos em vários locais da cidade, a fim de receber pilhas e baterias. “As pessoas interessadas podem encontrar esses ecopontos em locais como a Prefeitura, Fórum, Santa Casa, Hospital João de Freitas, Molicenter, Verona, Espaço Cidadão, Terminal Rodoviário e Rodoviária. Portanto, podemos afirmar que em Arapongas ninguém tem desculpa para deixar de descartar de forma adequada as pilhas e baterias”, acrescenta o gerente da Usina.

Ele destaca a importância do descarte adequado do lixo eletrônico e pede que atenção especial seja dada para as pilhas e baterias, que possuem substâncias químicas altamente tóxicas, sendo que a reação entre as mesmas produz energia elétrica, funcionando como uma usina portátil. O zinco, o chumbo e o manganês são metais encontrados nas pilhas e quando jogados de maneira incorreta no lixo podem contaminar o solo e o lençol freático. Se estes metais forem parar na água e entrarem na cadeia alimentar podem causar sérios problemas à saúde, como câncer e danos ao sistema nervoso central.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Prefeitura apresenta 1º Plano Municipal de Arborização Urbana
Next post Arapongas: Prefeito participa de lançamento da Casa da Indústria