Arapongas: “Programa Prevenir”, voltado para crianças e adolescentes

Durante solenidade realizada na tarde de ontem (01), no Auditório Municipal, a Secretaria de Assistência Social (Semas) lançou o “Programa Prevenir”, que tem por objetivo trabalhar de maneira lúdica o combate e prevenção relacionados a abusos sexuais e ações de medidas socioeducativas.

 A nova proposta integra o projeto “Aprendendo com Pipo e Fifi”, que irá atender cerca de 360 crianças em idade pré escolar ( 5 a 6 anos), em parceria com a Secretaria de Educação, em combate ao abuso e exploração sexual. E também o projeto “Prevenção de medida socioeducativa nas Escolas Estaduais”, atendendo aproximadamente 450 adolescentes do 6º ano do ensino fundamental, em parceria com o Núcleo Regional de Educação, atuando em uma nova perspectiva para a construção de novos caminhos, atrelados a medidas socioeducativas.

“Este é um trabalho de fortalecimento para darmos o respaldo necessário para as nossas crianças e adolescentes. Unindo forças entre o município, com os serviços da assistência social, governo estadual e poder judiciário. Projetos muito importantes, que vêm ao encontro das necessidades dos nossos jovens”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ismailda Ferreira de Lima da Silva. Ela acrescenta ainda que os adolescentes em conflito com a lei cumprem serviços à comunidade através das ações disponibilizados no CREAS, que envolvem, por exemplo, a confecção de jogos artesanais, que são posteriormente entregues às demais crianças atendidas.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também participou do evento, reafirmando o compromisso da atual gestão em prol das crianças e adolescentes. “Sabemos da competência, da qual, a Semas desenvolve os trabalhos junto com aqueles que mais precisam, dando o suporte necessário. Somando com a Secretaria de Educação e Núcleo Regional o trabalho se torna, sem dúvidas, ainda mais forte. Nossa gestão tem um olhar atento às crianças e adolescentes”, disse.

O evento contou também com a presença do chefe do Núcleo Regional de Educação, Cristiane Pablos, representantes da Semas e Secretaria de Educação.  

Fonte: Prefeitura de Arapongas