Arapongas promove evento de conscientização sobre prevenção às drogas neste sábado

Ação na Praça da Igreja Matriz reúne órgãos públicos e entidades para orientar dependentes químicos, familiares e a população

A iniciativa “Arapongas sem drogas” será realizada a partir das 08h deste sábado (27), na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Praça da Igreja Matriz. Promovido pela Prefeitura de Arapongas em parceria com diferentes secretarias, conselhos e entidades de apoio, o evento busca conscientizar a população sobre os impactos das dependências químicas e emocionais, além de oferecer acolhimento e orientação aos participantes.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), do Conselho Municipal Sobre Drogas de Arapongas (COMAD), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua) e da Procuradoria Municipal da Dependência Química da Câmara Municipal, promove neste sábado (27) o evento de conscientização “Arapongas sem drogas”. As atividades têm início às 08h, na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Praça da Igreja Matriz), e são voltadas a dependentes químicos ou emocionais, familiares e demais interessados.

A programação contará com café da manhã destinado às pessoas em situação de rua, momento de testemunhos de mudança de vida, panfletagem e louvores. A iniciativa busca reunir a comunidade em uma ação de conscientização e fortalecimento da rede de apoio às pessoas que enfrentam problemas relacionados às dependências químicas e emocionais.

Segundo a organização, será uma manhã em que o COMAD, em parceria com as entidades de apoio — Alcoólicos Anônimos, Cristma, Cruz Azul, Aprisco Pássaros da Paz de Arapongas (APPA), Vicentinos e Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica — demonstram que estão unidos contra as dependências químicas e emocionais.

Além das atividades programadas, o evento também evidencia a atuação integrada entre o poder público e instituições da sociedade civil, reunindo diferentes frentes de atendimento e acolhimento. A proposta é ampliar o acesso à informação, incentivar a busca por ajuda e fortalecer a rede de suporte disponível no município para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A mobilização reforça ainda a importância das ações de prevenção e conscientização como instrumentos para enfrentar os desafios relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A participação conjunta de órgãos municipais, conselhos e entidades de apoio busca aproximar a população dos serviços existentes e estimular a construção de uma rede de proteção social cada vez mais fortalecida.

Fonte: PMA