Arapongas: Reunião prepara indústria e comércio para a batalha contra o coronavírus

Read Time:2 Minute, 16 Second

Em reunião com representantes da indústria, do comércio, da agricultura e de outras entidades, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, o secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Júnior, e outros membros da administração comunicaram que a partir de segunda-feira (23) serão fechados todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Nós sabemos que isso vai impactar na vida da indústria e do comércio, pois muitas mães deixam seus filhos nos CMEIs para trabalhar. Porém, é um sacrifício necessário e que vamos ter que assumir juntos”, afirmou o prefeito. Também estiveram presentes representantes da Câmara Municipal, da OAB, de sindicatos, das indústrias de móveis, de alimentos e outras entidades.
Sobre o funcionamento da indústria e do comércio, foi decidido na reunião que ainda não há motivo para o fechamento, ao contrário do que já vem ocorrendo em alguns municípios. Foi criado um comitê que deverá se reunir diariamente, de forma presencial ou em ambiente virtual, para avaliar a evolução do quadro no município e ajustar as medidas conforme a necessidade. 
Os empresários presentes concordaram que o caminho será cumprir os decretos estaduais e municipais e fechar também os CMEIs, juntamente com as escolas municipais, estaduais e particulares. “As indústrias vão ter que flexibilizar a presença das funcionárias com filhos nas creches. Uma possibilidade é fazer a antecipação das férias”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Irineu Munhoz. Para a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), Evelyze Segura, as medidas restritivas deverão ser absorvidas pelo comércio. “A gente já vem percebendo uma queda no movimento. Os consumidores estão mais conscientes. Os que saem para comprar, saem mais na certeza, não é a passeio”, afirmou. Também participaram o vice-prefeito Jair Milani e vereadores, sendo o vereador Miguel Messias escolhido para representar a Câmara Municipal no comitê.
DECRETO MUNICIPAL
Em outra reunião, realizada mais cedo com todo o secretariado, o prefeito Sérgio Onofre informou que será publicado um decreto municipal introduzindo medidas administrativas para enfrentamento do coronavírus em Arapongas. Várias secretarias municipais vão fechar para o atendimento ao público, funcionando apenas internamente. Em algumas delas, os servidores terão duas opções: antecipação das férias ou apresentação para serviço nas secretarias de Saúde, Segurança e Assistência Social, onde as atividades não só serão mantidas, como intensificadas. Estão entre as secretarias que cessarão o atendimento ao público as de Esportes, Indústria e Comércio, Cultura e o Departamento de Recursos Humanos. Todas as servidoras grávidas também deverão ficar em casa.
O procurador jurídico do município, Rafael Felipe Cita, informou que o decreto também deverá abrir espaço para o chamado home office, ou seja, com parte dos servidores realizando os seus trabalhos em casa e enviando para seus gestores.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas; coronavírus: Adotadas medidas para o comércio
Next post Apucarana: Pintura termoplástica reforça sinalização de trânsito