Arapongas terá dois novos colégios estaduais com investimento do programa Mais Escolas Paraná
Unidades serão construídas nos jardins Interlagos e San Raphael V e fazem parte da maior parceria público-privada da educação brasileira. Projeto prevê ampliação de vagas, fortalecimento do ensino em tempo integral e modernização da infraestrutura escolar em diversas regiões do Paraná.
Arapongas está entre os 31 municípios contemplados pelo programa Mais Escolas Paraná, iniciativa do Governo do Estado que prevê a construção de 40 novos colégios estaduais por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O contrato foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
No município, serão construídas duas novas unidades escolares. Uma delas ficará localizada na Rua Taperaçu-Cinza, esquina com a Rua Gavião-do-Brejo, no Jardim Interlagos. A outra será implantada na Rua Lavadeira-do-Norte, no Jardim San Raphael V. As escolas fazem parte de um investimento estimado em R$ 6,53 bilhões ao longo da concessão, que contempla a implantação das unidades, a operação dos serviços de apoio e a criação de aproximadamente 30 mil novas vagas para estudantes em todo o Paraná.
De acordo com o Governo do Estado, cerca de R$ 1,5 bilhão será investido inicialmente na construção das escolas. Um dos diferenciais do modelo é que a concessionária responsável só começará a receber pelos serviços após a entrega das unidades e o início efetivo das atividades. A remuneração estará condicionada ao cumprimento de metas e indicadores relacionados à qualidade dos serviços, disponibilidade das estruturas e satisfação dos usuários.
“É o maior modelo de PPP do Brasil, inspirado em experiências do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O Estado ganha velocidade para entregar 40 escolas em 31 cidades. O pagamento só começa quando a escola estiver pronta e em funcionamento, o que também ajuda a dar mais agilidade na execução das obras”, comentou Ratinho Junior.
O governador destacou ainda que o modelo permite que gestores escolares concentrem esforços na área pedagógica. “O diretor e a equipe escolar precisam estar focados na parte pedagógica, no ensino e na aprendizagem. A empresa ficará responsável pela manutenção, limpeza e demais serviços de apoio, que são atividades importantes, mas que podem ser executadas por quem é especializado nisso”, afirmou.
A concessão foi definida em leilão realizado em março deste ano na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A empresa CSInfra S/A venceu a disputa dos dois lotes da concessão e ficará responsável tanto pela construção das escolas quanto pela prestação dos serviços não pedagógicos durante os 20 anos de contrato. Segundo o Estado, a concorrência gerou economia aproximada de 18% em relação aos valores inicialmente previstos em edital.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressaltou que a parceria permitirá acelerar a expansão da rede escolar. “O Estado consegue construir, em média, cinco colégios por ano. Com esse modelo vamos construir 40 escolas em praticamente dois anos. É uma estratégia para ampliar vagas em cidades que cresceram muito e atender principalmente a demanda por ensino em tempo integral”, destacou.
Representando o prefeito Rafael Cita na solenidade, o secretário municipal de Educação, Lino Batista de Oliveira, afirmou que as novas unidades atenderão uma demanda crescente do município. “Arapongas é um município que vem crescendo e precisava ampliar a oferta de escolas. Essas duas unidades atendem a uma demanda importante da população e vão ampliar o acesso à Educação. Mais escolas significam mais oportunidades para crianças e adolescentes, garantindo que mais estudantes sejam contemplados”, frisou. Ele acrescentou: “Serão escolas com capacidade para mais ou menos 800 alunos cada uma. Então, será um grande ganho para a Educação de Arapongas, que vai fortalecer o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, aumentando a capacidade de acolhimento dos nossos estudantes”.
As novas escolas serão construídas em modelos com 14, 18 ou 24 salas de aula, de acordo com a necessidade de cada região. No total, o programa prevê a implantação de 692 salas e cerca de 19,7 mil vagas destinadas ao ensino em tempo integral, uma das prioridades da política educacional do Estado.
Com a assinatura do contrato, a concessionária iniciará a elaboração dos projetos e os procedimentos necessários para o início das obras. A previsão é que 19 escolas sejam entregues até o final de 2027 e as demais 21 unidades até o final de 2028. Além de ampliar a oferta de vagas, o programa pretende disponibilizar estruturas modernas, acessíveis e adequadas ao ensino em tempo integral, beneficiando estudantes e comunidades escolares em diferentes regiões do Paraná.
Fonte: PMA .