Araponguense Bernadete (Caxambú) é homenageada em Santa Catarina

A Araponguense Bernadete de Lourdes Candido conhecida como “Caxambú” foi homenageada nesta quinta-feira 15 de Dezembro de 2022 e se tornou Benemérita da Federação Catarinense de Basquetebol.

 

A grande festa do basquete de Santa Catarina está de volta depois de três anos. Nesta quinta-feira (15), às 19h, a Federação Catarinense de Basketball (FCB) fez sua noite de gala no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, com a condecoração dos Beneméritos e a premiação dos Melhores do Ano 2022,.

Trezentos convidados participam da celebração que encerra a temporada com a presença de atletas, técnicos, árbitros, dirigentes, imprensa e respectivos familiares. Você pode acompanhar a cobertura ao vivo do evento com entrevistas direto no Instagram do Clube do Basquete Podcast, inserções da CBN Diário e matéria especial da TV Barriga Verde Santa Catarina.
Os grandes astros da noite são as 20 figuras históricas do basquete catarinense que entraram para os Beneméritos, o “Hall da Fama” da modalidade que chegou ao estado em 1914.
Esta edição marca o retorno da celebração depois de três anos. O evento premia os destaques em quadra, representantes dos times campeões, além de homenagear parceiros e profissionais de outras áreas que contribuem para o basquete de quadra e o 3×3. Além disso, a FCB Social ganha um momento especial para mostrar todo o trabalho realizado desde 2018 e as transformações realizadas.
É um momento de celebrar também todos os 1.411 jogos realizados em 2022, mais os grandes feitos da FCB nas últimas quatro temporadas que marcam o mandato de Fábio Deschamps e Sérgio Carneiro, presidente e vice da FCB. A trajetória vai desde as dificuldades impostas pela pandemia, até a realização do jogo entre Brasil e México no dia 29 de agosto de 2022, em Jaraguá do Sul, considerada a maior partida de basquete da história de Santa Catarina.
“CAXAMBÚ” araponguense que entrou para o “HALL DA FAMA” do basquete de Santa Catarina além de jogadora é professora de Educação Física (aposentada) e desde que retornou para Arapongas participa de forma constante em ações filantrópicas da Instituição araponguense “Damas da Caridade”.
Começou a praticar basquetebol aos 11 anos, inspirada e incentivada pelo seu irmão mais velho.
Após várias participações em campeonatos paranaenses e brasileiros foi convidada pelo professor Tito para jogar na equipe do “Joinville”. Passados três anos foi convidada pelo Sr. Walter Muller (in-memoria) para jogar no “Blumenau” cidade aonde se mudou e lá concluiu a faculdade de Educação Física. Residiu em Blumenau até a aposentadoria. Já aposentada retornou para Arapongas, sua cidade natal aonde reside até hoje.
Na Noite de Homenagens “Caxambú” fez agradecimentos especiais a personagens que participaram de sua ascensão no basquetebol catarinense recordando Walter Muller, Horst Rössel, João Burguer, Álvaro Portugal, Iberê Camargo, João Camargo Neto.

Fonte: FCB