Capacitação sobre Primeira Infância reúne profissionais e famílias em Arapongas
Promovido pela Prefeitura e Secretaria de Assistência Social, o treinamento teve sete encontros e abordou temas essenciais sobre o desenvolvimento infantil. A iniciativa contou com a participação de diversos setores, ampliando o conhecimento e fortalecendo o trabalho em rede voltado à Primeira Infância.
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Programa Nossa Gente Paraná e com base na Deliberação n° 047/2022 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR), promoveu uma capacitação voltada à Primeira Infância. O objetivo foi proporcionar trocas de experiências e aprofundar o conhecimento sobre os cuidados e políticas públicas voltadas às crianças nessa fase fundamental do desenvolvimento.
O treinamento foi conduzido pelo professor Uilson José Araújo, mestre em Serviço Social e Políticas Públicas, consultor e assessor em Políticas Públicas, por meio da empresa Dusol, de Maringá. A formação contou com a participação de representantes de diversas Secretarias Municipais, Organizações da Sociedade Civil, além de Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Políticas Públicas.
Durante os sete encontros, foram abordados temas como “Concepções de Criança e de Infância”, “Condições de Desenvolvimento Pleno das Crianças”, “Acompanhamento e Intervenções de Saúde na Primeira Infância”, “Esporte/Cultura para a Primeira Infância”, “A Importância da Segurança Alimentar na Primeira Infância”, “O Brincar na Primeira Infância” e “Fortalecimento de Vínculos na Primeira Infância”. As discussões promoveram uma visão mais ampla sobre os desafios e potencialidades existentes na rede municipal, refletindo diretamente no trabalho diário dos profissionais da área.
A capacitação também evidenciou a importância da formação continuada. Aproximadamente 50 profissionais participaram das atividades, com adesão de frequência variando entre 86% nos dias de maior presença e 50% nos de menor comparecimento. Os dados demonstram o comprometimento dos participantes e o crescente interesse pelo tema, reforçando o investimento do município na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento à Primeira Infância.
Além da formação técnica, o projeto também incluiu rodas de conversa com famílias atendidas pelo Programa Nossa Gente Paraná, com filhos na Primeira Infância. Esses encontros foram realizados nos CRAS Araucária, CRAS Del Condor e CRAS Zona Sul, conduzidos pelo professor Uilson Araújo. As conversas abordaram temas como “A importância do estímulo de habilidades motoras”, “Os direitos das crianças e o papel do adulto na garantia desses direitos”, “A importância de transmitir valores e vínculos afetivos no desenvolvimento das crianças” e “Como abordar com a criança aspectos sobre o corpo, a fim de prevenir violência”.
A iniciativa fortaleceu o vínculo entre profissionais e famílias, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado mútuo. O envolvimento dos participantes evidenciou a relevância do tema e o impacto positivo que ações integradas têm na promoção do desenvolvimento infantil saudável e seguro.
Os resultados foram considerados altamente positivos. Segundo a Secretaria, os participantes — tanto profissionais quanto famílias — saíram mais preparados e sensibilizados para lidar com os desafios da Primeira Infância, consolidando o compromisso de Arapongas com políticas públicas voltadas ao cuidado e à proteção das crianças.
Fonte: PMA