Comitê das MPEs define “compras públicas” e “acesso a crédito” como prioridades em Apucarana

Além de intensificar os encontros setorizados, que vêm desmitificando o processo de compras públicas e incentivando empresários locais a serem fornecedores do município, o grupo técnico de trabalho que integra o Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana definiu o “acesso a crédito” como outra prioridade a ser trabalhada a curto prazo.

As pautas foram tema de reunião de planejamento para o segundo semestre, realizada nesta quinta-feira (04/05) no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. O secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego e presidente do Comitê Gestor, Edison Peres Estrope, explica que o comitê geral é regido pela Lei Federal nº 123/2006. “Somos uma entidade de assessoramento, que visa fomentar o crescimento econômico municipal com foco nas micro e pequenas empresas”, resume.

As reuniões acontecem quinzenalmente. “Ao longo do ano passado realizamos uma série de encontros setorizados com segmentos econômicos, transmitindo a mensagem de que habilitar-se nos processos de concorrência para fornecer para o poder público é seguro e nem tão complexo como imaginado. Os resultados têm sido positivo, por isto vamos intensificar esta ação, convidando mais empresários a conhecerem melhor como funciona as chamadas “compras públicas”, para que ele possa fornecer seu produto ou seu serviço para o poder público”, explicou Estrope.

Em consonância, complementa o presidente do Comitê Gestor, muitos micros e pequenos empresários necessitam de crédito para alavancar os negócios. “Essa, inclusive, é uma demanda sempre reforçada pelo prefeito Júnior da Femac junto à secretaria da Indústria, Comércio e Emprego. Apucarana já oferece linhas de créditos, a juros e parcelamento acessível, que podem ser acessadas junto a Fomento Paraná. Vamos intensificar também esta divulgação, de onde e como o pequeno empreendedor pode acessar estes recursos”, disse Estrope, salientando que todas as ações têm acompanhamento do Sebrae e Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana (AMPEC).

Do encontro de planejamento, participaram ainda a secretária Municipal da Fazenda, Sueli Pereira, os consultores do Sebrae, Tiago Cunha e Felipe Sicorski, Olga Maria Machado, pelo Observatório Social, Alison Cesari, pela AMPEC, Alexandre Possebom e Regina Célia Rosseti, pela Superintendência de Compras e Licitação da prefeitura, e a professora Lindinalva Rodrigues de Souza, pela Unespar Apucarana. Mais informações sobre o Programa Compras Apucarana podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000, no setor de Compras e Licitações.

Fonte: Prefeitura de Apucarana.