Corrida solidária mobiliza moradores de Arapongas e reforça combate à dengue

Realizada no Conjunto Flamingos, a primeira edição da corrida “Todos contra a dengue” reuniu cerca de 500 participantes, mesmo sob chuva. A ação buscou ampliar a conscientização sobre a prevenção da doença, que registra números elevados no município. O evento também destacou o alerta para possível aumento de casos com a chegada do calor e das chuvas. Além disso, promoveu arrecadação de água para cidades atingidas por um tornado.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na noite de sábado, 15, a primeira edição da corrida solidária “Todos contra a dengue”, realizada no Conjunto Flamingos. O percurso teve quatro quilômetros e reuniu moradores, corredores e entusiastas do esporte.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, “o mês de novembro é o período escolhido para a conscientização do combate contra a dengue. Então, essa corrida foi para nós conseguirmos atingir o maior número de pessoas para alertar sobre a doença”, explica. Mesmo com a chuva, cerca de 500 pessoas participaram da ação. “O balanço foi positivo. Nós vemos que esse tipo de agenda é positivo para conscientizar e divulgar o nosso trabalho, principalmente contra a dengue”, completa Arruda. “A partir de agora, tendo em vista que o calor já está aí, e com essa chuva, pode ocorrer um grande surto de dengue. Então, estamos tentando alertar a população, iniciando a campanha de novembro, para que a gente consiga diminuir esses números”, detalha.

Segundo o último Informe Epidemiológico da Dengue, divulgado em 12 de novembro, Arapongas contabiliza 8.857 notificações da doença, sendo 1.408 casos positivos — 1.291 autóctones e 117 importados. Há ainda 16 casos em investigação, 7.433 resultados negativos e um óbito registrado.

O levantamento também aponta sete casos confirmados de chikungunya, além de 12 notificações e quatro exames negativos. A doença, assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, reforçando a importância de ações preventivas contínuas.

Além da conscientização sobre a dengue, a atividade contou com arrecadação de garrafas de água destinadas às cidades recentemente afetadas por um tornado. A iniciativa ampliou o caráter solidário da corrida, incentivando a comunidade a colaborar com famílias atingidas pelo desastre.

A participação expressiva do público demonstra o engajamento da população em ações de saúde e solidariedade. Para a Secretaria de Saúde, eventos como esse contribuem para fortalecer a mobilização social e reforçar orientações essenciais, como eliminar criadouros, manter quintais limpos e redobrar a atenção durante o período mais propício para a proliferação do mosquito.

Fonte: PMA