Escola Municipal de Música inicia atividades em Apucarana

Read Time:3 Minute, 32 Second

Para dar suporte às aulas, que são totalmente gratuitas e acontecem de segunda a sábado em diversos horários, a prefeitura realizou uma licitação para aquisição de cerca de 160 instrumentos musicais, em um investimento na ordem de R$100 mil com recursos próprios .

Com mais de 400 alunos matriculados em turmas de violão, violino, bateria, piano e saxofone, a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) deu início neste mês de fevereiro às atividades da Escola Municipal de Música. A iniciativa é uma complementação à Escola Municipal de Artes, que já oferece há alguns anos o ensino da dança e do teatro.

Para dar suporte às aulas, que são totalmente gratuitas e acontecem de segunda a sábado em diversos horários nas dependências do Cine Teatro Fênix, da Praça CEU (Jardim América) e no Centro da Juventude, a prefeitura realizou uma licitação para aquisição de cerca de 160 instrumentos musicais, em um investimento na ordem de R$100 mil com recursos próprios. Foram adquiridos 100 violões, duas baterias, um piano, um teclado, 24 violinos, oito saxofones, três clarinetes, quatro flautas transversais, quatro pistons, dois violoncelos, quatro trombones, dois trambardinos e duas tubas.

A entrega oficial do lote foi realizada nesta quarta-feira (27/02), na Praça CEU, pelo prefeito Júnior da Femac e pela secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba Ferreira. “Este é mais um investimento feito dentro da gestão do ex-prefeito Beto Preto, que é uma administração preocupada em promover a cultura de forma democrática, oferecendo gratuitamente à população o que há de melhor. Estamos entregando instrumentos de excelente qualidade”, destacou o prefeito de Apucarana, frisando que com isso a cidade segue sua vocação cultural. “Apucarana tem alma musical. É algo que bate nos corações de todos nós. Daqui surgiram grandes nomes e bandas que ganharam destaque no cenário musical e tenho a certeza que através desta iniciativa municipal muitos novos talentos surgirão”, concluiu Júnior da Femac.

Além das aulas já em andamento e cujas inscrições continuam abertas – vilão, violino, bateria, piano e saxofone -, em breve terão início também turmas de teclado, clarinete, flauta, violoncelo, trombone, entre outros. “Tudo 100% gratuito. A dança, o teatro e agora a música. Fizemos uma pesquisa pelo Brasil e não encontramos uma escola de artes a este nível. Apucarana, através das duas gestões do ex-prefeito Beto Preto e agora com o Júnior da Femac, realmente favorece o acesso de toda a comunidade à educação através da arte, e nos moldes da Escola Municipal de Música de Apucarana realmente é algo inédito. Tudo aberto, sem seleção. Com talento ou não, o que importa é que a criança, o jovem esteja aqui, focado em alguma coisa que vai enaltecer o seu espírito, vai dar disciplina, prazer, educação e, principalmente, alto estima”, observa professora Maria Agar. Segundo ela, outro projeto da Promatur é que através das aulas seja formatada uma orquestra popular de violão e uma orquestra erudita de sopro e cordas.

Aluna da turma de violão, Anna Lima, de 19 anos, relata que a Escola Municipal de Música está sendo uma grande oportunidade de aprender a tocar um instrumento. “Durante seis anos fui aluna da Escola Municipal de Artes, onde tive acesso gratuito à formação de dança e teatro, e agora também através da prefeitura estou podendo aprender sem nenhum custo a tocar violão. Os instrumentos, recursos e professores oferecidos são excelentes. Nunca vi isso em nenhum outro lugar e por isso sou muito grata à prefeitura. Estou tendo a oportunidade de me transformar em uma artista completa através destas iniciativas públicas, sem a qual seria muito difícil devido o custo”, observou a aluna. Leandro Gomes, de 18 anos, também aprovou o programa. “Sempre tive o sonho de aprender a tocar violão e não tinha condições de pagar. Agora estou aprendendo bastante aqui, gratuitamente”, relatou.

As aulas da Escola Municipal de Música são de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h30 e, aos sábados, das 8 às 12 horas. A prioridade é para alunos das redes de ensino municipal e estadual, mas também há vagas para a comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Praça CEU, no Jardim América, ou pelo telefone 3426-9275.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Vagas de Emprego – Sine Rolândia
Next post Guaidó presidente autoproclamado da Venezuela chega ao Brasil para encontro com Bolsonaro