Londrina: Festival Banda Nova Funcart retorna à Concha Acústica neste fim de semana
O Coletivo Banda Nova realiza, neste sábado (2), das 17h às 20h, e domingo (3), das 17h30 às 19h30, nova edição do Festival Banda Nova Funcart. Após duas edições em formato remoto, o festival volta a acontecer de forma presencial na Concha Acústica, localizada na Rua Piauí, 130, centro.
Ao todo, sete bandas e artistas autorais de estilos que vão do rap e jazz ao rock e ska irão fazer apresentações a fim de fomentar e fortalecer a cena musical de Londrina. O projeto Banda Nova Funcart conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Neste ano, a iniciativa se tornou parceira do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) promovendo um intercâmbio de jovens músicos entre os dois eventos. As bandas e artistas solos foram classificados por meio de um edital que contou com 31 inscritos, selecionados por uma curadoria de produtores culturais composto pelas jornalistas Isabela Cunha e Janaína Ávila, a atriz Camila Fontes e o diretor da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), Silvio Ribeiro.
Segundo o produtor cultural, João Ribeiro, o Projeto Banda Nova Funcart vem se posicionando como uma importante plataforma de apoio e incentivo aos novos artistas e bandas de Londrina que produzem composições autorais e ainda não possuem um espaço consolidado no mercado da música.
“Vemos muitos músicos que acabam buscando o seu sustento no circuito de bares e restaurantes e não conseguem respaldo para apresentar seus trabalhos autorais e propostas originais. Com isso, o projeto Banda Nova busca, além da oportunidade de apresentação destes trabalhos com estrutura e equipe profissional, também oferecer uma série de apoio de serviços de incentivo e com isso contribui para que esses artistas e bandas consigam alçar voos maiores”, pontuou o produtor.
Programação – No sábado (2), as apresentações do Festival se iniciam com o quarteto de jazz londrinense, Mão Rítmica Azul, que irá apresentar os temas do seu primeiro EP. Em seguida, é a vez da Água Doce trazer uma mistura de elementos da música brasileira com riffs de guitarra distorcidos. Na segunda metade da primeira noite, o público poderá aproveitar as apresentações de rap femino com MC R9 e Luli Rodrigues.
Domingo (3), a programação conta com a apresentação da banda Dark Snake, formada por alunos da oficina Banda de Garagem, do 43º FIML, com os ritmos jamaicanos da Londrina Ska Clube e, à noite, chega ao fim com a banda Assis e a Flor de Lótus, formada por músicos de Londrina, Arapongas e Apucarana.
Fonte: Blog de Londrina