Homenagens e reflexões sobre efeitos da pandemia marcam posse da nova diretoria do Sima

Uma noite de homenagens e de reflexões sobre o momento trazido pela pandemia no Brasil e no mundo marcou a posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), nessa sexta-feira (01), no Buffet Porto da Serra. “Vivemos um momento de mudança e transformação”, afirmou Irineu Munhoz, que deixou a presidência do Sima depois de dois mandatos (2015/2018 e 2018/2021). Ele destacou algumas conquistas alcançadas pelas diretorias que passaram pelo Sima, como a parceria com a Apex-Brasil, a criação do EcoSelo para as empresas que cumprem integralmente as leis ambientais, a criação do Centro de Tecnologia em Ação e Desenvolvimento Sustentável (Cetec), a fundação do Expoara e outras ações que mostraram para o Brasil e o exterior a força do associativismo do polo moveleiro de Arapongas. “Esses dois últimos anos foram marcados por muitas incertezas, porém sabemos que o Sima é o local para, juntos, alavancarmos o futuro das nossas empresas”, acrescentou Munhoz.

José Lopes Aquino, o novo presidente, enfatizou que a vida foi o bem maior perdido com a pandemia e manifestou solidariedade com as famílias atingidas. Ele também destacou os desafios que a diretoria do Sima tem pela frente na defesa não só do polo moveleiro, mas também da indústria brasileira como um todo. “Nos últimos dez anos, segundo o IBGE, o PIB do País cresceu a um ritmo médio de 1% ao ano. No mesmo período, a indústria encolheu 1,6% anualmente, em média. Em 25 anos, a participação da indústria de transformação desabou de 20% para 11% em relação ao PIB nacional, ou seja, perdemos quase 50% em nossa representatividade”, avaliou Aquino.

Para ele, os números mostram que, de longa data, está acontecendo algo inverso aos interesses do país e do povo brasileiro na condução da política econômica. “O setor industrial, que tem um dos maiores potenciais de gerar empregos, está definhando por não existir um projeto adequado, estruturado, para que a indústria de transformação possa atuar na sua plenitude”, acrescentou o presidente. Na sua opinião, um dos caminhos é o trabalho conjunto das entidades empresariais com os governos federais, estaduais e municipais, exigindo articulação não para obter subsídios e favores para pequenos grupos, mas sim para se construir um projeto que atenda a necessidade de toda a indústria nacional. Ele concluiu exaltando a qualidade do empresariado. “O empresário nato, o empreendedor, tem por característica ser um grande otimista. Somos resilientes. As desventuras do caminho se tornam combustível para a superação de toda e qualquer dificuldade e assim continuarmos a missão”, frisou.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, também destacou a importância do polo moveleiro de Arapongas na economia estadual e nacional. “Quem faz a representação institucional do segmento de móveis de Arapongas é o Sima. Que possamos seguir como grandes parceiros”, destacou. O prefeito Sérgio Onofre falou sobre a união entre o poder público municipal e o setor moveleiro. “Arapongas enfrentou a pandemia com união, tomando as medidas sanitárias que o momento exige, mas na medida do possível sem prejudicar a produção e os empregos na indústria e no comércio”, avaliou.

O cerimonial também registrou um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia no município, especialmente no setor industrial, onde a Covid-19 ceifou vidas entre empresários e trabalhadores. Também foram homenageados, pelo empenho e dedicação durante a pandemia, o secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, o superintendente médico da Secretaria de Saúde, Fernando Marques, e a diretora geral da Saúde, Sandra Onofre Cita. O deputado estadual Cobra Repórter foi homenageado pelo apoio ao segmento junto à Assembleia e governo estadual.

O evento teve ainda a presença do superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná, Paulo Kroneis, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Arapongas (Sticma), Carlos Roberto da Cunha, do pastor Genival Cruz, de representantes da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel), de clubes de serviço, entre outros convidados.

Fonte: Prefeitura de Arapongas