Noivo de 60 anos internado na UTI se casa em hospital de Toledo após pedido em carta
Um noivo, de 60 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 43 dias, se casou no Hospital Bom Jesus, em Toledo, no oeste do Paraná, nesta sexta-feira (25).
Segundo o diretor de enfermagem, Itamar Weiwanko, nesta semana o paciente recuperou a consciência e escreveu o pedido de casamento em uma carta.José Tomaz Pazuch, de 60 anos, teve insuficiência renal e um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o hospital, o paciente e a mulher, Denise Cante Munhões, estão juntos há 31 anos, mas nunca tinham realizado o sonho de fazer uma cerimônia de casamento.Desde o pedido, segundo o hospital, as equipes médica e de assistência social começaram a organizar os preparativos. Também providenciaram autorização para realizar a cerimônia.
“A assistência social decorou o lugar para fazer uma surpresa para o casal. Não tivemos uma confraternização, mas o momento religioso foi muito bonito”, contou o diretor de enfermagem.A cerimônia durou 20 minutos e contou com a presença dos funcionários. Na faixa colocada no leito, estava escrito: “na saúde e na doença”.
Cuidados
Como o local é um ambiente restrito, o diretor de enfermagem explicou que foi necessário tomar medidas de segurança para o paciente e para os demais.“As pessoas que entraram usaram luvas e aventais descartáveis. Elas não poderiam tocar nos objetos. O juiz de paz teve o cuidado de ter certeza que o noivo estava consciente para participar da cerimônia.”
Conforme Weiwanko, o Hospital Bom Jesus é filantrópico e atende cerca de 500 mil pessoas, por ano, na região de Toledo. As duas UTIs do hospital atendem 70 pacientes.“Foi um momento especial tanto pra o paciente como para a equipe. A gente tem certeza que isso vai contribuir com a recuperação clínica desse paciente”, contou.
Com informações de TudoVariadoBrasil