Prefeitura de Arapongas Define Programação Oficial para o Mês da Mulher
Ações que envolvem diversas secretarias e instituições buscam valorizar e proteger as mulheres do município.
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), juntamente com outras secretarias e instituições públicas, iniciou nesta segunda-feira, 10, o planejamento das atividades oficiais para o Mês da Mulher, que será celebrado em março. O primeiro encontro, realizado no auditório municipal, contou com a presença da vice-prefeita, Édina Kummel, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal – Patrulha Maria da Penha, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Procuradoria da Mulher de Arapongas. Além disso, a gestora pública Deise Tokano, da Secretaria de Estado da Mulher (Semipi), também esteve presente para contribuir com o desenvolvimento da agenda.
De acordo com a vice-prefeita, Édina Kummel, a proposta da administração municipal é envolver todas as secretarias e serviços, ampliando as ações voltadas às mulheres. “Sabemos que o município dispõe de uma boa rede especializada no cuidado e atenção com as mulheres, mas queremos avançar cada vez mais. E para isso, é importante o envolvimento de todos e todas”, destacou. A coordenadora da Patrulha Maria da Penha e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Arapongas, GM Michele Zanin, afirmou que as ações planejadas buscam atender às reais necessidades das mulheres em diversas áreas, como saúde, educação, segurança e bem-estar, com todos os envolvidos trabalhando em conjunto.
As atividades já começam a ser detalhadas, e o cronograma oficial será realizado entre os dias 6 e 26 de março. O lançamento da campanha e a divulgação completa da agenda acontecerão em breve. O evento de abertura será no dia 6 de março, às 13h30, no Cine Teatro Mauá, com a divulgação do cronograma especial, além de uma exposição de desenhos e uma apresentação teatral, com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura. No dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ações simultâneas ocorrerão na Praça da Igreja Matriz, das 9h às 12h, com atividades de bem-estar, saúde e lazer, realizadas pelas Secretarias Municipais e outras instituições.
Para o dia 26 de março, está previsto o I Fórum Regional da Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência, que acontecerá no Cine Teatro Mauá, das 9h às 12h. O evento contará com palestras e debates sobre a Rede Especializada de Proteção à Mulher, além de outras apresentações. A programação será encerrada com um almoço, cuja realização será aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Arapongas.
A organização das atividades visa fortalecer ainda mais o combate à violência e a promoção da igualdade de gênero no município, com o apoio de diversas entidades e segmentos da sociedade. Para a gestão municipal, este é um passo importante para garantir a proteção e valorização das mulheres de Arapongas, buscando transformar o mês de março em um marco para ações concretas e duradouras.
Fonte: PMA