Projeto Crescer lança nesta quinta o segundo volume do livro de fábulas

 

O Projeto Crescer lança nesta quinta-feira (05) o livro Confabulando II, segundo volume de fábulas escritas pelos alunos. O lançamento será às 19h30, no Cine Teatro Mauá. Trata-se do oitavo livro lançado pelo Projeto Crescer, que vem fazendo essas publicações como forma de estimular a escrita e a leitura entre os alunos, seus familiares e a população. Além do primeiro volume do Confabulando, as publicações também passaram pelo gênero dos sonetos, poesia geral e até um romance dividido em três volumes. “Agora a publicação envolve mais de 200 fábulas, com 30 ilustrações, obra de nossos alunos e sob a coordenação dos nossos professores”, afirma Andressa de Oliveira Fante Reis, diretora do Projeto Crescer.

Segundo ela, através do trabalho em equipe, os alunos compartilharam suas ideias a respeito do tema escolhido para a sua sala e se debruçaram na escrita, sempre orientados pelas professoras de Língua Portuguesa e Produção Textual, que impulsionaram ainda mais o potencial das crianças e adolescentes. “Este livro é mais um belo exemplo do que podem fazer as nossas crianças e jovens, sempre que recebem incentivo e estímulo da forma correta. Trabalho iniciado na segunda semana de maio de 2023, em menos de dois meses os alunos do Projeto Crescer, sob a coordenação dos nossos professores, conceberam e organizaram as ideias, discutiram em equipe a melhor forma de expressá-las e, finalmente, partiram para a produção textual. Uma missão desafiadora, que envolveu todos os alunos matriculados do 4º. ao 9º. ano. Cada equipe apresentou pelo menos uma fábula. Algumas equipes participaram com dois textos”, acrescenta Andressa.

Paulo Pennacchi, que dirige o Projeto Crescer, lembra que as fábulas são uma forma antiga e poderosa de narrativa, que têm raízes profundas na história da humanidade. Elas são histórias curtas, que frequentemente apresentam animais antropomorfizados (ou seja, animais que agem e falam como seres humanos) e têm uma moral ou lição de vida subjacente. “Nossos agradecimentos aos alunos, pela forma dedicada como aceitaram mais esse desafio, aos pais, pelo incentivo de sempre, aos patrocinadores e, de forma especial, às professoras de Língua Portuguesa e Produção Textual, que estiveram mais diretamente envolvidas: Amanda Nayara Graneiro Manoel Ockener, Gilly Andréia dos Santos Martauro e Thais Cunha Barreto, com o apoio da aluna Danielle Oliveira Naciso”, salienta Paulo Pennacchi.

Fonte: PMA