Projeto Samuzinho Arapongas é lançado no CMEI Ismênia Antoniolli Grassano

Nesta segunda-feira, 24, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, participou do lançamento do projeto “Samuzinho Arapongas 2022” – que integra as ações do programa “ Primeira Infância”; que prioriza os cuidados, estímulos e interação, buscando ampliar a discussão a respeito do processo de aprendizagem infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Na oportunidade, os alunos acompanharam um teatro sobre “Primeiros Socorros e prevenção de acidentes” contado de maneira lúdica com a presença dos profissionais do Samu de Arapongas, entre eles, o enfermeiro e coordenador, Carlos Eduardo Arruda, o condutor socorrista, Rogério Fernandes, e os técnicos de enfermagem, Danilo Proença e Michele Matiolli. O ato teve também a presença do secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, da secretária da Educação, Cristiane Rossetti, e do vereador Marcelo Júnio, que é autor do projeto. “ Lançamos o projeto aqui no CMEI Ismênia, e de maneira gradativa vamos levá-lo aos outros CMEIS”, pontou o vereador e também professor da Educação Infantil, Marcelo. Para o secretário Moacir, a iniciativa aproxima ainda mais a saúde da população. “ Essa é mais uma parceria que vem para dar certo. É promover saúde aliada com educação em todos os lugares. A promoção de saúde é fundamental. E quando falamos em saúde não é apenas cuidados com doenças, mas também levar prevenção, informações e ações necessárias em um contexto geral”, salientou.

A secretária da Educação, Rossetti, também pontuou a satisfação de mais um projeto promissor para o município. “ Saúde e educação juntas desde a primeira infância. Isso é realmente espetacular. Temos todo o apoio do prefeito e vamos ampliar essas ações na rede municipal”, salientou.

Onofre salienta que o poder público não tem medido esforços para garantir e efetuar ações efetivas e integradas em prol da população. “São frentes importantes e estimulantes. Temos colocado em prática ações eficazes e importantes para a comunidade. E hoje, nossos CMEI’s iniciarão este projeto, aliando saúde e educação. Nossos alunos devem ser bem tratados, e assim temos feito”, mencionou. Além disso, o prefeito relembrou sobre os investimentos na área da educação, como a aquisição de novos uniformes, materiais didáticos e mobiliário, inauguração de novos prédios para a educação; como a do CMEI Ismênia Antoniolli Grassano, implantada em março deste ano, na Rua Juriti Safira, no Vale das Perobas II, implantação da disciplina cívico-militar da Escola Municipal Drª Maria Hercília Horácio Stawinski, na zona sul, construção do Colégio Estadual Enzo Batista Daleffe Pereira”, do Jardim Caravelle, e da Escola do Jardim Paulista – espaço que vai alocar a Escola Municipal Padre Germano Mayer, entrega do Colégio Estadual Irondi Pugliesi, da região sul, e também o projeto “ Oftalmologia nas Escolas” que tem por objetivo promover a saúde visual dos alunos da Rede Municipal de Ensino (5º anos e EJA), com triagem e consultas com especialista e entrega de óculos.

Um cronograma será estabelecido para a ida da equipe do Samu nos CMEI’s para continuidade das atividades lúdicas.

Participaram também do evento a diretora da Saúde, Sandra Onofre, a diretora do CMEI Ismênia, Madelon Monteiro dos Santos Iyda, professores e demais funcionários.

VOCÊ SABIA?

Em dezembro do ano passado, uma comitiva de Arapongas esteve na cidade de Boa Vista, no Estado de Roraima, e conheceu de perto o trabalho desenvolvido em favor da Primeira Infância, o programa “Família que acolhe”. Uma política pública criada em 2013 que acompanha a criança, da gestação aos seis anos de idade e que deu início a todo o processo de transformação dos últimos oito anos. Agora, Arapongas inicia as ações voltadas ao projeto, com ações de políticas públicas que vêm para favorecer o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, desde sua iniciação nos CMEI’s.

Fonte: Prefeitura de Arapongas