Sabáudia: Proteção de nascentes

Read Time:1 Minute, 20 Second

EMATER inicia trabalho de proteção de nascentes com solo-cimento

Na quarta-feira (03) foi realizada a primeira proteção de nascente utilizando a tecnologia solo-cimento, por meio do projeto Água Limpa no município de Sabáudia. A ação aconteceu na propriedade do agricultor João Inácio Coutinho, no distrito rural da comunidade Vila Progresso e visa buscar a melhoria da qualidade de vida, através de abastecimento de água de melhor qualidade. 


Segundo o extensionista da EMATER, Ricardo Augusto da Silva, primeiramente foi realizada pelo agricultor uma limpeza geral das nascentes, visando retirar possíveis impurezas, logo em seguida foi depositado em toda área das nascentes pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), com objetivo de realizar o processo de filtração física da água. Na sequência, fez-se a colocação dos canos ladrões, de abastecimento das caixas d’água e por fim, foram lacradas as nascentes com uma mistura de solo com cimento (3 partes de solo para 1 parte de cimento). 


A proteção foi executada pelos extensionistas Ricardo Augusto da Silva e Luiz Marcelo Franzin, contando também com a presença dos agricultores João Inácio Coutinho e João Pereira e do responsável da Vigilância Sanitária de Sabáudia, Amauri Paes de Camargo.


O projeto Água Limpa busca a proteção de nascentes utilizando a tecnologia solo-cimento, resultando em melhoria da qualidade de vida por meio de fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas. Em Sabáudia é executado pelo EMATER, em parceria com a SANEPAR, Prefeitura do Município de Sabáudia, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SEISUMA) e agricultores.

Fonte: Prefeitura de Sabáudia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Mês do Perdão na Biblioteca Municipal Machado de Assis
Next post Arapongas: Começa neste domingo a 62º edição do Torneio 1º de Maio