Saúde entrega novos uniformes aos agentes municipais de Endemias

Novos EPIs agora são verdes e contém a escrita “Vigilância Ambiental – Fiscalização” nas costas

Na manhã desta quinta-feira (6), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez a demonstração dos novos uniformes que serão utilizados pelos agentes municipais de saúde de Londrina a partir da próxima segunda-feira (10). A apresentação para os servidores aconteceu na Igreja Presbiteriana Independente Espaço Esperança, na Av. Celso Garcia Cid, 747, no Centro.

Ao todo, foram adquiridos 1.100 jalecos, 1.952 calças, 1.952 camisas brancas para todos os 227 agentes municipais de Endemias, além de 150 camisas de brim para uso da equipe de Operação de Inseticida de Ação Residual. A novidade deste ano é a nova cor e modelo do uniforme. Agora, os jalecos e as calças são verdes e a escrita nas costas diz Vigilância Ambiental – Fiscalização”. Antes, eles eram na cor marrom e com a escrita “Controle Ambiental de Endemias”.

Sobre a troca das roupas de trabalho, o secretário de saúde, Felippe Machado, lembrou que a população está acostumada a ver os agentes há anos com o uniforme marrom, mas que agora passa a ser verde musgo. “A mudança é por conta do conforto térmico, porque nossos agentes andam grande parte do dia e se submetem a várias ações e há essa necessidade de um material específico ser mais confortável, para proporcionar uma qualidade de trabalho maior. Há muitos anos não havia essa troca de uniformes. O próximo passo é a informatização dos trabalhos, com a chegada dos tablets em breve, para que eles possam deixar de usar as bolsas com materiais para registro. São grandes conquistas para a categoria”, disse Machado.

Segundo o coordenador de endemias da SMS, Nino Ribas, a mudança vem ao encontro da nova visão sobre as atividades desenvolvidas pelos agentes, que estão contidas nas atribuições do cargo de Agente Municipal de Endemias. Isso porque, desde o ano passado, todos têm passado por capacitações visando ampliar a visão operacional que têm durante as vistorias. “A cor verde remete mais ao meio ambiente, que é uma visão mais ampla dos trabalhos dos agentes que, agora, além de focar no combate à dengue durante as vistorias estão orientando a população sobre outras endemias, como a proliferação de escorpiões, morcegos e do mosquito palha, que transmite a leishmaniose”, explicou.

Os uniformes de trabalho servem também como Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Assim, os antigos serão recolhidos e os novos serão distribuídos nesta sexta-feira (7) e segunda pela manhã (10). Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde investiu R$ 202.887,60 na compra dos novos uniformes.

Dúvidas – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população que, caso o morador tenha dúvida referente à pessoa que está se identificando como Agente de Endemias, devido à mudança no uniforme, telefone para o Disque Dengue no 0800-400-1893 com o nome do profissional em mãos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e realizará a consulta para conferir se a pessoa pertence ao quadro funcional da SMS.

Fonte: Blog de Londrina