Secretaria de Recursos Humanos lança o Mês do Servidor 2022

Programação reúne diversas atividades e, entre outros objetivos, busca a interação dos servidores com outras instituições

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) promoveu, nesta segunda-feira (3), o lançamento do Mês do Servidor, que contará com uma programação repleta de atividades como palestras, cursos e oficinas, entre outros eventos (clique aqui para saber mais). Realizada no início da tarde, no Auditório da Prefeitura de Londrina, a cerimônia de abertura contou com apresentação da Banda Interação – formada por servidores municipais – e discursos das autoridades presentes. Em seguida, a psicóloga Camila Kauam Menezes Zulian ministrou a palestra “Atendimento: como lidar com públicos diversos” para os servidores que tinham se inscrito para essa atividade.

No total, cerca de 60 pessoas compareceram à solenidade, incluindo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni e a presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML), Enelice Alves.

Secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci. Foto: Emerson Dias/NCom

De acordo com Bellusci, a principal novidade desta edição do Mês do Servidor serão as ações focadas em ultrapassar os muros da Prefeitura e atingir também outros públicos e instituições, como a oficina que será levada para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) (leia mais abaixo). “O Mês do Servidor promove a reflexão sobre o nosso papel como servidores públicos, em relação à administração municipal e à sociedade. Nós somos trabalhadores cuja função é servir, e estamos prontos para atender o público e prestar com afinco e garra esse serviço tão importante para a cidade”, frisou.

Chefe de gabinete, Moacir Sgarioni. Foto: Emerson Dias/NCom

Conforme o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni, a Administração é muito grata aos servidores pelo trabalho executado em prol de Londrina. “Temos sentido que a administração tem evoluído e produzido resultados extraordinários para a sociedade, em diferentes segmentos, graças aos servidores. Os desafios que enfrentamos são muito grandes, pois uma sociedade só consegue ser grandiosa quanto todos participam ativamente dela, e a atuação dos servidores é essencial para o desenvolvimento social”, salientou.

Presidente da AAPML, Enelice Alves. Foto: Emerson Dias/NCom

A presidente da AAPML, Enelice Alves, afirmou que é uma honra muito grande para a associação participar desse momento tão importante para o servidor. “É muito importante que os servidores sejam lembrados com carinho, e a Secretaria de Recursos Humanos tem feito isso com muita competência, inclusive com ações como o Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA). A programação do Mês do Servidor coloca em evidência o papel fundamental dos servidores em construir a cidade. Agradeço e parabenizo aos servidores pela sua contribuição, e à SMRH por valorizar a competência e o afinco dos servidores”, disse.

Oficina de tsurus – Na próxima quinta-feira (6), das 13h às 14h, será realizada no auditório da Prefeitura a palestra e oficina “Tsurus no serviço público”, ministrada por Rosemary Komatsu e Celina Mika. Durante a atividade, os participantes aprenderão a produzir dobraduras de papel, através da técnica japonesa do origami, representando as aves conhecidas como tsurus – ou grous – com o intuito de trazer boa sorte e energias positivas.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio da plataforma da Escola de Governo, utilizando a chave de inscrição POOTSP-2022. Os tsurus feitos na oficina serão entregues, em 17 de outubro, ao Hospital do Câncer de Londrina, adornando uma árvore que será doada à instituição pelo Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Todos os origamis serão feitos em papéis da cor rosa – em alusão à campanha Outubro Rosa – e terão palavras inscritas por seus autores, com mensagens positivas e de esperança.

Na mesma ocasião da entrega, será conduzida uma oficina de produção de tsurus para os pacientes, acompanhantes e profissionais que trabalham no HCL. E, após o mês de outubro, a árvore doada pela Sema será retirada do vaso onde está acondicionada e plantada no jardim do HCL.

A SMRH também enviará por e-mail a todos os servidores e disponibilizará, no portal Interação, um tutorial sobre como fazer um tsuru. Além disso, a equipe da secretaria passará por diferentes setores da sede da Prefeitura e entregará papéis em diferentes cores, com o objetivo de que os servidores produzam tsurus que formarão uma cortina composta por 1.500 origamis no saguão do prédio. Assim como no caso do Hospital do Câncer, as figuras de papel – onde estarão inscritas mensagens positivas para os servidores – também serão colocadas em uma árvore doada pela Sema.

Fonte: Blog de Londrina