Sérgio Onofre sai otimista da Itaipu quanto à usina de reciclagem de lixo

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, esteve reunido nesta quinta-feira (15) com o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri. Na pauta, o apoio da Itaipu para a instalação de uma usina de reciclagem de lixo. A ideia é instalar a usina em Arapongas para atender todos os municípios da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), com exceção de Londrina. “O Enio nos recebeu muito bem e demonstrou interesse em nos atender nesse pedido. Tanto que solicitou projeto, orçamento e detalhes técnicos. Saímos da reunião bastante animados”, avaliou o prefeito de Arapongas.

Sérgio Onofre esteve acompanhado pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Aparecido Pereira dos Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão, e pelo consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Joarez Lima Henrichs. “O apoio da AMP deu ainda mais peso ao pleito apresentado pela Amepar”, acrescentou Sérgio Onofre, que também é vice-presidente da AMP.

Segundo ele, há vários estudos em torno da implantação de uma usina de reciclagem de lixo com capacidade para atender a Amepar. “O que nós precisamos agora é definir um projeto moderno, com capacidade de atendimento da demanda e que esteja dentro da expectativa da Itaipu”, acrescenta Sérgio Onofre. Para ele, é natural que a Itaipu seja parceira dos municípios nessa reivindicação, uma vez que ela dispõe de recursos e uma linha de atuação preocupada com a questão ambiental. “Não se trata da reivindicação isolada de um município, mas de uma microrregião que hoje congrega mais de 20 municípios”, destaca Sérgio Onofre

Segundo ele, esse assunto já foi discutido à exaustão entre os prefeitos, que concordam com a necessidade da usina. Porém, até o momento não foi encontrado um caminho para viabilizar o investimento.

Fonte: Prefeitura de Arapongas