Servidores de Arapongas recebem dicionário de libras

Curso de Libras “A comunicação está em suas mãos” entrega dicionário ilustrado para 40 servidores municipais

Lançado oficialmente no mês passado, o projeto “Libras: A comunicação está em suas mãos”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem dado passos positivos. Com a proposta de levar ensino inclusivo ao maior número de pessoas – entre servidores, alunos da Rede Municipal e aos trabalhadores do comércio – estes em uma segunda etapa, o curso já iniciado para os funcionários de diversas Secretarias distribuiu na última segunda-feira, 17, os Dicionários Ilustrados da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, 40 servidores receberam os exemplares – adquiridos por meio da Semed. Outros 10 dicionários ficarão à disposição da Educação. O investimento total foi de R$ 3.150,00. O ato de entrega ocorreu durante a aula semanal, com a presença do procurador Jurídico, Rafael Cita, secretária da Educação, Cristiane Rossetti, secretário de Administração, Gabriel Esper e a equipe do Centro Municipal Especializado (Cemear). “É satisfatório ver que este projeto tão lindo tem dado cada vez mais certo. Esse envolvimento faz com que a educação dê passos positivos. Um ensino inclusivo de qualidade”, falou Rossetti.

Curso de Libras ?A comunicação está em suas mãos? entrega dicionário ilustrado

Em agosto, uma nova turma de servidores municipais será formada. As aulas do curso de Libras acontecem as segundas-feiras, no Auditório Municipal (Rua das Garças, 750 – Centro).

Rede Municipal

Ainda conforme o Cemear, na próxima terça-feira, 25, uma solenidade será realizada na Escola Municipal Aleydah Costa Santos Oliveira, Jardim Monte Carlo, para entrega simbólica das apostilas da disciplina de Libras. Além desta, outras três escolas integram o projeto piloto: Escola Dr. Antônio Grassano Jr e Padre Germano Mayer.

Nesta primeira etapa, as atividades envolverão 380 alunos – dos 1º e 2º anos, além de uma turma do 4º ano (que conta com estudantes surdos). A implementação da disciplina será feita de maneira gradativa nem todas as escolas municipais. Já com os estudantes dos 3º, 4º e 5º anos, a partir de 2024. Para a aquisição das apostilas foi investido R$ 10.617,36 – recursos da Secretaria de Educação. Além do material impresso, os estudantes contarão com vídeo-aulas.

Fonte: Prefeitura de Arapongas