Tecnologia: Esculturas passam a contar com Guia Monumento com QR Code

Unindo modernidade com ações interativas, a Prefeitura Municipal de Arapongas realizou a instalação de placas do “Guia dos Pássaros Monumento” nas 16 esculturas de aves instaladas em pontos estratégicos da cidade. Os itens possuem um mapa com a localização específica de cada uma das esculturas, imagem, nome e espécie do pássaro de referência, além de três QR Codes que direcionam – em tempo real, para a consulta de informações a um site para explicações técnicas de cada ave; outro para o site da Prefeitura de Arapongas e o terceiro para o Instagram do artista plástico, Cleir Ávila Ferreira Júnior – responsável pelas peças. No mês passado, Arapongas recebeu a instalação da 16ª escultura. Acompanhando todo o processo, o secretário de Cultura, Lazer e Eventos, Geison Cortez, garante que a iniciativa enaltece ainda mais as obras. “ Já testamos os QR Codes em algumas esculturas, e ficou muito bom. Algo que valoriza ainda mais o trabalho do artista Cleir, e fortalece a Cidade dos Pássaros”“, disse. A produção dos guias contou com a colaboração do departamento de Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma).

Relembra as esculturas e locais de instalação:

Na primeira etapa do projeto foram instaladas 13 peças: um rouxinol (no prolongamento da Avenida Rouxinol sentido à Zona Sul), duas arapongas (no canteiro central da Av. Arapongas com Av. Rouxinol), duas araras (na Praça Mauá), duas andorinhas (no canteiro central entre a Av. Rouxinol e Rua Andorinha), uma gralha-azul (na Praça da Rodoviária Municipal), um gaturamo (na rotatória da Av. Gaturamo – em frente a Unopar), um pavão (na rotatória da Rua Pavão com a Rua Perdizes); um flamingo (na rotatória de entrada para o Conjunto Flamingos); uma araponga (na Praça Francisco Ferreira Baptista – no prolongamento da Av. Arapongas com Avenida Maracanã) e outra araponga (no final da Av. Arapongas sentido à Av. Gaturamo).
As outras três esculturas foram instaladas, totalizando 16 peças. São elas: uma araponga (na Praça da Bandeira – no Parque Industrial) já finalizada, uma ave seriema (no canteiro central da Avenida Siriema) e a águia (instalada na entrada do Conjunto Águias).

CUIDADOS

A Prefeitura de Arapongas salienta para os cuidados a serem tomados com tais obras. As esculturas são feitas com material resistente, contudo é recomendado que pessoas não subam nem pendurem nas obras. Cada uma delas conta com um aviso de cuidado.

Fonte: Prefeitura de Arapongas