5º Painel do Fórum de Planejamento reforça ações estratégicas para mulheres e idosos

Na tarde desta quinta-feira (27), em seu 5º painel de palestra e debate, o 1º Fórum Municipal de Planejamento “Arapongas para os próximos 20 Anos” teve como principal tema a importância de políticas públicas voltadas às mulheres e também para a pessoa idosa. A convidada de honra foi a deputada federal e também secretária da Secretaria de Estado de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Com a presença do prefeito Sérgio Onofre, a bancada de representantes que participaram das mediações contou também com a desembargadora e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo, secretária municipal de Assistente Social, Terezinha Canassa, secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele de Melo, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, Mariza Bazana, a diretora e coordenadora pedagógica da Academia Washington, Nalini Indira da Costa, e a advogada Bruna Tamiris Francisco.
Sérgio Onofre reiterou que a gestão municipal tem buscado implantar cada vez mais serviços que vão ao encontro dos anseios das mulheres. “A grande liderança é feminina. No funcionalismo público de Arapongas, elas são maioria – mais 70%. Por isso, é fundamental a implementação de projetos, programas e iniciativas que atendam as expectativas e demandas das mulheres”, disse. 
Terezinha Canassa também pontou os atendimentos socioassistenciais. “Temos uma gestão voltada para a atenção com a população, mas é importante ressaltarmos aqui aqueles que são voltados para as nossas mulheres e também aos idosos. Reconhecimento e valorização é o que dos nós merecemos”, disse. A secretária Niele enalteceu a atenção exclusiva à alimentação saudável e recursos que cooperam com capacitações direcionadas para as mulheres. “A nossa Cozinha Escola oferece cursos gratuitos para a população e as nossas mulheres são as que mais procuram. Com os cursos – na área de culinária, por exemplo – é possível gerar renda dentro do próprio lar”, mencionou. 
A desembargadora Joeci Machado Camargo aproveitou para incentivar a cada uma das mulheres que acompanham o debate. “Eu sou por que nós somos. Uma mulher tem o poder de transformar e elevar tantas outras. Há mais de 21 anos desenvolvo o projeto Justiça no Bairro, que aproxima os serviços jurídicos à população de maior vulnerabilidade. E ao longo do caminho, podemos contribuir com a mudança de vida de muitas delas”, disse.
Leandre Dal Ponte ministrou palestra com a abordagem “Mulheres e Democracia”, além de recortes sobre envelhecimento ativo e saudável, sororidade, empoderamento e equidade de gênero. “Quem sabe do que uma cidade precisa é quem vive nela. E esse Fórum de Arapongas possibilita falarmos de mulheres para mulheres. Sobretudo na busca e implantação de mecanismos que unam e chamem as mulheres para o centro da discussão. Me sinto abraçada toda vez que venho a Arapongas. E vejo aqui a oportunidade para que as mulheres se manifestem e tomem decisões assertivas”, salientou. 
RECURSO
Na mesma oportunidade, Arapongas recebeu pela segunda vez os recursos do Governo do Estado do Paraná (R$ 900 mil) – deliberação 004/2024, através da Secretária Estado de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O recurso também é reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para às mulheres de Arapongas, por meio da Secretaria de Assistência Social, CREAS, Abrigo Refúgio das Marias e Conselho da Mulher de Arapongas. 
3º PAINEL – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Com o tema “Cidade Mais Desenvolvimento Econômico”, Ronaldo Trogo, economista do Banco do Brasil, fechou na noite de quarta-feira o primeiro dia do Fórum Municipal de Planejamento. O evento reuniu lideranças empresariais e do comércio, secretários municipais, vereadores, professores, estudantes e representantes de outros segmentos. Durante a palestra, foi apresentado um resumo do cenário econômico do Brasil, do Paraná e de Arapongas, bem como as oportunidades de investimento no presente e projeções para investimentos futuros. O Paraná, por exemplo, responde por 6,1% do PIB nacional, 37,3% do PIB do Sul, tem um PIB per capita de R$ 47,4 mil, uma população de 11,6 milhões de habitantes e 399 municípios. Arapongas tem o 280º. maior PIB do Brasil (que tem 5.570 municípios), o 17º. maior PIB do Paraná e 126,5 mil habitantes.
Outro indicador apresentado foi o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Arapongas partiu de 0,83 em 2005, subiu para 0,84 em 2012, caiu para 0,80 nos anos de 2013 a 2015 e em 2021 subiu para 0,85.

 

Fonte: Prefeitura de Arapongas