Decreto suspende atendimento em bares e restaurantes após às 22 horas

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, assinou nesta terça-feira (23) o decreto 390/20, determinando que restaurantes, lanchonetes, bares, conveniências e similares poderão atender ao público somente até as 22 horas. Não se aplica a limitação de horário prevista no decreto para atendimento de serviços de entrega (delivery), atividades de e-commerce e drive thru (retirada rápida). Para baixar o decreto, o prefeito acatou os argumentos apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde, que alertou para o aumento no número de casos de coronavírus (Covid-19), sendo que tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde recomendam o distanciamento social como principal fator de contribuição para evitar a contaminação.


“Nós não queremos interferir nas atividades do comércio, mas creio que é consenso entre nós que tem havido abuso cada vez maior, principalmente nos finais de semana. Tem muito estabelecimento com público além do permitido e muitas pessoas que saem desses pontos e se juntam em outros locais de aglomeração, afrontando toda a legislação que trata sobre os cuidados com a pandemia”, assinala o prefeito.


Para Sérgio Onofre, muitas pessoas estão afrouxando os cuidados no momento errado. “Tem gente andando na rua sem máscara, tem comerciante trabalhando sem máscara, as aglomerações estão se tornando cada vez mais frequentes, até parece que a pandemia já acabou e não é isso que os números estão mostrando”, acrescenta o prefeito. “Pra gente não interferir no funcionamento do comércio, é preciso que todos tenham consciência social”, ressalta o prefeito.
As forças de segurança vão sair às ruas para fiscalizar e fazer com que o decreto seja cumprido.

Fonte: Prefeitura de Arapongas